metropoles.com

Decreto devolve à Secretaria de Educação gestão de ônibus escolares

Os chamados “amarelinhos” saem do guarda-chuva da TCB a fim de garantir recursos do governo federal para que funcionem

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
Onibus escolar
1 de 1 Onibus escolar - Foto: Michael Melo/Metrópoles

O Governo do Distrito Federal assinou, nesta quinta-feira (13/5), decreto que altera a gestão do Serviço de Transporte Complementar Escolar do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF. Conforme a coluna Grande Angular antecipou, havia um pedido da Secretaria de Educação para gerir sua própria frota de 168 ônibus “amarelinhos”, a fim de garantir R$ 5,7 milhões, somente em 2021, em recursos do governo federal.

A solicitação da pasta foi acatada, e a gestão dos coletivos para alunos da rede pública deixou de ser exclusividade da Sociedade de Transportes Coletivos de Brasília (TCB).

A partir da alteração publicada em edição extra do DODF, “os veículos pertencentes à frota própria da Secretaria de Educação ficam excepcionados da regra” prevista no Decreto nº 40.385, de 13 de janeiro de 2020. Ou seja, os  168 ônibus comprados para o programa Caminho da Escola passam a ser gerenciados e operados pela pasta de educação.

Veja alteração: 

Decreto transporteA alteração no decreto vai garantir o recebimento de recursos do governo federal. Esses coletivos estão atrelados ao programa Caminho da Escola e não podem ter recursos descentralizados.

O governo federal transfere o dinheiro por meio da Fonte 146, o que inviabiliza a descentralização de recursos. Para gerir os ônibus terceirizados que transportam alunos, a TCB recebe pela Fonte 100, que permite esse tipo de gestão.

O serviço de transporte terceirizado se mantém sob gestão e operação da TCB. Somente para 2021, os recursos direcionados a esse serviço são da ordem de R$ 100 milhões. Se o montante não for usado, é devolvido para o governo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações