Grande Angular

Damares propõe agravar pena de assassinos após caso Pedro Turra

Damares apresentou a proposta após entrar em contato com a família de Rodrigo Castanheira, 16 anos, vítima de Pedro Turra

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Vinicius Schmidt / Metrópoles
Damares Alves
1 de 1 Damares Alves - Foto: Vinicius Schmidt / Metrópoles

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) propôs, nesta quinta-feira (12/2), um projeto de lei que agrava a pena para crimes de homicídio e lesão corporal praticados contra crianças e adolescentes.

Damares apresentou a proposta após entrar em contato com a família de Rodrigo Castanheira, 16 anos, que morreu após ser agredido pelo piloto Pedro Turra

O Projeto de Lei 555/2026, batizado de Lei Rodrigo Castanheira, altera o Código Penal para incluir novas causas de aumento de pena e agravantes específicas quando a vítima pertencer ao grupo vulnerável.

Segundo a proposta, o assassinato de criança ou adolescente faria parte dos homicídios qualificados, o que elevaria a pena base de 6 a 20 anos para 12 a 30 anos de reclusão.

“Esta proposição legislativa busca fortalecer os mecanismos de proteção integral, contribuindo para a prevenção da violência e para a efetiva salvaguarda de pessoas em condição peculiar de desenvolvimento”, disse a senadora.

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) ofereceu, nessa quarta-feira (11/2), denúncia contra Pedro Turra por homicídio doloso (quando há intenção de matar) por motivo fútil.

Conforme consta na denúncia, Pedro Turra, “agindo de forma livre e consciente, assumindo o risco de causar o resultado morte, agrediu violentamente, mediante reiterados socos a vítima”.
De acordo com o documento, Rodrigo sofreu lesões que foram a causa eficiente de sua morte, conforme laudo de exame de corpo de delito cadavérico.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?