metropoles.com

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias de proteção animal

De acordo com o texto, a finalidade das unidades é atender casos de animais que tenham sido vítimas de maus-tratos e outros crimes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Imagem colorida de Cão vítima d emaus-tratos
1 de 1 Imagem colorida de Cão vítima d emaus-tratos - Foto: Reprodução

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (8/5), o projeto de lei com as regras para criação de delegacias especializada de proteção animal.

De acordo com o texto, a finalidade das unidades é atender casos de animais que tenham sido vítimas de violência, maus-tratos, venda ilegal, prática de crime, exposição indevida e outras condutas cruéis.

As delegacias especializadas deverão ficar abertas 24 horas, inclusive em feriados e finais de semana. O texto aprovado é substituto do relator, deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), ao projeto de lei apresentado pelo deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).

O substitutivo inclui a previsão de que os policiais encarregados do atendimento recebam treinamento adequado para identificação dos crimes de maus-tratos, bem como para permitir o acolhimento e destinação dos animais de maneira eficaz e humanitária.

O projeto de lei permite que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) sejam destinados para criação das delegacias especializadas em proteção animal.

Após a aprovação na Comissão de Meio Ambiente, a proposta será encaminhada para as comissões de Segurança Pública; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.

DF tem a 1ª unidade do país

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação do Brasil a abrir uma Delegacia de Proteção Animal, em agosto de 2023.

Nos últimos três anos, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos, animais silvestres e outros animais.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?