Se Vini Jr é o novo Neymar, Endrick é o futuro Vini Jr

A joia do Palmeiras, “made in Brasília”, é a grande sensação da Copa São Paulo e desperta o interesse de gigantes da Europa

atualizado 10/01/2022 12:03

Vinícius Jr deixou de ser apenas um projeto de craque e até já  superou Neymar. Segundo estudo publicado pelo CIES Football Observatory, o valor de mercado do ex-flamenguista é de € 166,4 milhões de euros (mais de um R$ 1 bilhão), deixando Neymar a léguas de distância.

E se Vinícius Jr é, em tese, um novo Neymar – em se tratando de valor de mercado e de status no futebol mundial – podemos apostar que o brasiliense Endrick, 15 anos, camisa 9 do Palmeiras na Copa SP, é o futuro Vinícius Jr.

0

Sim, por enquanto é uma aposta. Muitas promessas as vezes não se confirmam. Mas uma coisa é certa: os gênios do futebol invariavelmente são precoces.
Em sua coluna na Folha, neste domingo (9/1), o ex-jogador Tostão escreveu: 

“Nos anos 1960, não havia Copinha… Aos 16 anos,  eu já era titular do Cruzeiro. Treinava de dia e estudava de noite. Com 18 anos, tive de fazer uma difícil escolha, entre ser um atleta profissional e estudar. Optei pelo futebol, pois já atuava pela Seleção Brasileira”.

Pelé, Ronaldo, Ronaldinho, Messi e Maradona, só pra citar os melhores, começaram a assombrar o mundo com menos de 18 anos de idade.

Kaká, brasiliense como Endrick (leia a boa entrevista que a joia do Verdão deu a Amanda Gil, aqui no Metrópoles), também começou a brilhar no São Paulo ainda adolescente. Com 20 anos foi campeão do mundo, em 2002, e, cinco anos depois, ganhou a Bola de Ouro da Fifa.

Nos jornais da Europa, o assunto é Endrick

Arrisco-me a dizer que, desde aquele início espetacular de Neymar, no Santos, eu não via um garoto tão promissor quanto o Endrick.

Não por acaso, metade dos grandes clubes da Europa estão no seu encalço.

Kayke no M.City

Não custa lembrar também que, neste final de semana, a goleada por 4 x 1 do Manchester City sobre o Swindon Town, pela terceira fase da Copa da Inglaterra, foi marcante para Kayky, outra preciosidade ‘made in Brasil’, de apenas 18 anos. O garoto, ex-Fluminense, contratado em abril do ano passado, fez sua estreia na equipe principal de Pep Guardiola.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias