metropoles.com

Scaloni venceu a descrença dos críticos, principalmente de Maradona

Quatro anos atrás, Maradona o atacou sem piedade: “Você pode ir, mas ao Mundial de Motovelocidade. De futebol, não”

atualizado

Compartilhar notícia

Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images
gettyimages-1449428050-612×612
1 de 1 gettyimages-1449428050-612×612 - Foto: Khalil Bashar/Jam Media/Getty Images

Lionel Scaloni, o jovem técnico que conseguiu levar a Argentina à final da Copa do Mundo do Catar, precisou passar por uma fase de desconfiança entre os críticos do seu país.

Quatro anos atrás, em novembro de 2018, ninguém menos que Diego Armando Maradona, na época técnico do Dorados, time da segunda divisão do Campeonato Mexicano, foi ácido em relação a Scaloni, escolhido para substituir Jorge Sampaoli interinamente.

“Nós temos um rapaz, Lionel Scaloni, que não tem culpa de estar ali. O problema é que se acha técnico e quer ir ao Mundial. Pode ir, mas, ao Mundial de Motovelocidade. De futebol, não”, fulminou Dieguito.

Maradona, que teve uma passagem frustrante como técnico da Argentina, prosseguiu em suas críticas.

“Estamos tão mal, que não aprendemos como mudar, tendo César Luis Menotti, Ricardo Gareca, Gustavo Alfaro, Marcelo Gallardo, Guillermo Barros Schelotto. Temos um monte de técnicos bons, e Scaloni está lá. Nós, argentinos, vivemos um mundo ao contrário”, completou.

Com apenas 40 anos, Scaloni (atualmente com 44), havia trabalhado somente na base do Mallorca, da Espanha, clube que defendeu entre 2008 e 2009, e depois foi contratado pelo Sevilla, do técnico Jorge Sampaoli, que o levou também para a seleção argentina como olheiro de adversários.

Quando Sampaoli caiu, nenhum técnico de renome quis assumir e ele ficou como interino para os dois primeiros amistosos do novo ciclo e estreou com vitória sobre a Guatemala, em setembro de 2018.

Como num passe de mágica, a ‘Scaloneta’ engrenou e a Argentina chegou a 36 jogos invicta. E finalmente voltou a ser campeã após 28 anos de jejum, ao derrotar o Brasil na final da Copa América de 2021, no Maracanã, o que tirou um peso enorme dos jogadores.

Na Copa do Catar, um susto logo na estreia e quase todo o trabalho se desfez com a derrota por 2 x 1 para a Arábia Saudita, mas o time se acertou após as mudanças e agora chega com muita força para tentar conquistar o título que não vem desde 1986.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?