metropoles.com

O Brasil não pode ser refúgio daqueles que cometem crimes fora do país

Segundo especialistas, aumentam as possibilidades de Robinho cumprir os nove anos de prisão no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Maurizio Lagana/Getty Images
Robinho com a camisa do Milan
1 de 1 Robinho com a camisa do Milan - Foto: Maurizio Lagana/Getty Images

O Metrópoles destacou nesta sexta-feira (17/2) que o governo italiano pediu para que o Brasil execute a pena de Robinho, condenado a nove anos de prisão por estuprar uma jovem na Itália.

A Constituição Federal proíbe que o Brasil extradite seus cidadãos, mas a nova Lei de Imigração, de 2017, permite que brasileiros condenados no exterior possam cumprir a pena no país, como explicou o especialista em Processo Penal, Leonardo Pantaleão.

“O Brasil não pode ser refúgio de brasileiros que cometem crimes fora do País e cumprimento da pena é necessário para qualquer um que cometa crime lá fora. No caso do Robinho, isso vai depender da validação, pelo Superior Tribuna de Justiça (STJ), da sentença italiana. Há a possibilidade jurídica de se dar cumprimento dessa pena em desfavor de Robinho, num presídio federal”, disse.

Outro advogado ouvido pela coluna, Acacio Miranda da Silva Filho, especialista em Direito Constitucional e Penal, mestre em Direito Penal Internacional pela Universidade de Granada/Espanha, apontou as semelhanças entre os casos de Robinho e Daniel Alves:

“Sob o ponto de vista material, os casos de Robinho e Daniel Alves, são bastante parecidos, uma vez que, em relação aos dois, pesam acusações de estupro. Como Robinho está no Brasil e nós não admitimos a extradição de brasileiros natos, há a possibilidade que ele cumpra em algum momento a pena aqui no Brasil. E Daniel, como está na Espanha, caso condenado, cumpriria a pena la”, destacou o especialista.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?