metropoles.com

Idiota é quem não percebe que a Globo passa pelo pior momento de sua história

Desabafo de Galvão; perda de eventos; insulto a Neymar… Veja por que os globais estão à beira de um ataque de nervos

atualizado

Compartilhar notícia

Galvao_Bueno
1 de 1 Galvao_Bueno - Foto: null

“O segundo gol do Flamengo contra o Barcelona vai me fazer falta na vida ter narrado. É um gol que a bola passa pelos 11 jogadores do Flamengo em 12 passes. Tudo de primeira, só o Everton Ribeiro dá dois passes. É o maior gol de almanaque que eu vi na vida. Há muitos anos não vejo na Europa nada tão perfeito.”

O desabafo feito na semana passada por Galvão Bueno é revelador. Mostra o quanto tem sido frustrante para os profissionais da Rede Globo ver o seu poderio enfraquecer. O jogo do Flamengo em questão agora é uma exclusividade do SBT.

Talvez tenha sido esse um dos motivos que levaram Galvão a perder a compostura, ao final do jogo Colômbia 0x0 Brasil, chamando Neymar de “idiota”. O áudio vazou e viralizou nas redes sociais, num episódio que foi muito bem explicado aqui no Metrópoles, na coluna de LeoDias.

Nas entrelinhas, o que Galvão quis dizer naquele desabafo sincerão foi que a Globo não é mais a mesma. Vários fatores fazem com que o maior conglomerado de mídia do Brasil veja seu poder escorrer por entre os dedos. Isso não significa que ela não continue poderosa. Ainda é uma potência, porém já não interfere mais nos rumos do país e não consegue impor padrões, como nos velhos tempos – especialmente no segmento esportivo.

Só pra citar alguns exemplos, depois de anos de domínio no mercado, a Globo perdeu os direitos da Copa Libertadores e da Copa Sul-Americana. E as finais desses dois torneios, pela primeira vez na história, serão disputadas por clubes brasileiros. Talvez a gente não tenha a noção exata do estrago comercial que isso representa.

E como se já não bastasse a “dor de cotovelo” de ver a audiência da Band crescer aos domingos nas transmissões da F-1 – que era uma exclusividade global há quase meio século –, a Champions League, o mais importante torneio de clubes do planeta, também foi para o SBT, que já era a dona da Libertadores.

Chega a ser constrangedor para a Globo evitar falar sobre esses eventos nos seus programas de esportes. Isso é o que chamamos, na linguagem jornalista, de “brigar com a notícia”.

O fato é que, historicamente, um império não acaba de repente. Ele vai perdendo lentamente a sua força. Idiota mesmo é quem não percebe que a Globo passa pelo pior momento de sua história.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?