Futebol em série – a bola que rola nas plataformas de streaming

Enquanto esperamos pelo documentário de Maradona - com estreia prevista para o dia 29 - sugerimos 5 boas séries sobre futebol 

atualizado 21/10/2021 10:17

Diego MaradonaLaurence Griffiths/Getty Images

“Maradona: Conquista de um Sonho”,  com estréia marcada para o dia 29, na Amazon Prime, é uma série que já começa com spoiler. Há uma briga entre a família do ídolo argentino e os produtores do documentário. Foi emitido um comunicado, ameaçando agir judicialmente contra a Amazon:

“Caros amigos. Estamos impressionados com o fato de várias pessoas não autorizadas estarem tentando comercializar os direitos de imagem e o nome de Diego Maradona. Isso não é permitido pelos seus herdeiros. Alertamos que qualquer violação ou desconhecimento das leis estará sujeita a ações judiciais perante os tribunais competentes. Para qualquer atividade ou utilização de direitos relacionados com a imagem e o nome de Diego Maradona, deverá nos contactar. Estamos trabalhando em vários projetos que anunciaremos muito em breve”.

Sem trocadilho, estamos preparados para “maratonar Maradona” – caso essa disputa judicial não atrapalhe.Queremos ver como será reconstituída na telinha a vida do lendário jogador, desde a juventude até a idade adulta. Enquanto isso, a coluna selecionou 5 séries sobre futebol lançadas nos últimos anos em plataformas de streaming.

1 – PELÉ

 
Retrata a transformação do jovem craque da Copa de 1958 em “rei do futebol”, durante uma era radical e turbulenta da história brasileira. O documentário inclui algumas raras cenas de arquivo e declarações de lendários ex-companheiros de Pelé,  no Santos e na Seleção, além de depoimentos inéditos de familiares, jornalistas, artistas e outras personalidades que vivenciaram aquela época. Uma coisa me chamou a atenção na série: as sequelas que ficaram do relacionamento de Pelé com o dublê de técnico/jornalista João Saldanha. Lembre-se que, antes da  Copa de 1970, Saldanha chegou a barrar o “rei”, sob a alegação de que estava miupe. “Saldanha não entendia nada de futebol”, disse Pelé no documentário. A Netflix, em paralelo ao sangrento período da ditadura no país, de alguma forma tenta associar Pelé ao regime militar do general Garrastazzu Médici.

2 – EL PRESIDENTE

 
Os bastidores da cartolagem da Conmebol que movimenta volumes incontáveis de dinheiro.  É sobre isso que trata a série “El Presidente”, da Amazon Prime, contando  como originou-se o escândalo conhecido como Fifagate, em 2015. O caso descobriu um esquema de corrupção de US$ 150 milhões em negociações de transmissões de jogos entre seleções e levou para a cadeia figuras da Fifa (incluindo cartolas brasileiros) e de associações nacionais e regionais de futebol, condenados por fraude, suborno e lavagem de dinheiro. “El Presidente” acompanha a vida de Sergio Jadué, presidente de um pequeno clube chileno que entra meio de gaiato numa eleição para presidência da Associação Nacional de Futebol Profissional do Chile (ANFP) e vence. E já vem por aí a segunda temporada, tendo como principal protagonista a figura do brasileiro João Havelange.

3 – BOBBY ROBSON

Disponível na Netflix, o documentário “Bobby Robson: More Than a Manager“ narra  a trajetória de um dos maiores técnicos da história do futebol inglês. Com passagens relevantes por grandes clubes e tendo conduzido a seleção inglesa em duas Copas do Mundo, ele definitivamente merecia ter sua história contada. Com farto arquivo de imagens e com depoimentos francos de figuras importantíssimas do mundo do futebol, a série não apenas relata os feitos da carreira de Robson, mas também foca em apresentar a personalidade cativante do treinador. O português José Mourinho começou sua carreira como tradutor de Robson, depois virou assistente e, por fim, ganhou vida própria. Foi Bobby Robson quem tirou Ronaldo Fenômeno do PSV Eindhoven da Holanda, e levou-o para o Barça, e isso é um dos destaques da produção.

 

4 – TED LASSO

 
Já esperando pela terceira temporada, Ted Lasso, na Apple TV+, é um grande sucesso no mundo inteiro. Quebrou recorde com 20 nomeações ao Emmy 2021, incluindo a categoria de Melhor Série de Comédia. Ted Lasso, o personagem-título interpretado por Jason Sudeikis, é um treinador de futebol americano, que, do dia para a noite, troca o american football pelo soccer e aceita comandar um time da Premier League, que é tida como a liga de futebol mais competitiva no mundo. Lasso cai de paraquedas em um universo cujas regras ele desconhece por completo — e pouco parece se importar com sua ignorância. Mal comparando, ele é quase uma versão moderna de Mr Bean. Série divertida, muito divertida.

5 – DOUTOR CASTOR

Uma série da Globoplay que me impressionou muito foi  “Doutor Castor”. Documentário em quatro episódios sobre o bicheiro Castor de Andrade (1926-1997). Um dos homens mais poderosos do Rio de Janeiro nos anos 1980, o contraventor não só dominava o jogo do bicho como também comandava o time de futebol do Bangu e a escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel. Com forte influência política e também sobre a polícia, flertava com o poder e chegava a adentrar tribunais como réu com a certeza de que dificilmente sofreria qualquer aborrecimento. Até hoje membros da família lutam pelo seu legado na periferia do Rio de Janeiro.

Mais lidas
Últimas notícias