Flamengo lidera torcida no Brasil, mas o Corinthians chega perto

Torcedômetro da Pluri, em tempo real, mostra um raio x da paixão dos brasileiros pelo futebol

atualizado 15/08/2022 19:37

Marcelo Cortes / Flamengo

Que o Flamengo é dono da maior torcida do Brasil, isso não é surpresa para ninguém. Mas que o Corinthians está encurtando essa distância, é um dado novo que o Torcedômetro em tempo real da Pluriconsultoria acaba de constatar.

Para que se tenha uma ideia, uma recente pesquisa Datafolha apontou que o Flamengo tinha cerca de 12 milhões de torcedores a mais que o Corinthians. Nos cálculos da Pluri, essa diferebnça caiu pela metade, como você pode ver no quadro abaixo. 

O Torcedômetro da Pluri é um mecanismo que funciona a partir de uma base anterior de torcidas. Foi criado um sistema de acompanhamento em tempo real, no ar há dois anos. Calcula-se o raio x de cada clube com as taxas de crescimento de cada região onde sua torcida é massificada. 

O poderio do Flamengo é inquestionavelmente maior do que os demais. Ainda mais agora que o time Rubro-negro voltou a jogar bem e a encantar torcedores de todo o país. Mas não se pode desprezar a força do Corinthians, que se mantém em segundo lugar e está bem à frente dos seus rivais paulistanos.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Mais lidas
Últimas notícias