Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Futebol ETC

Crise do Chelsea é um alerta para os clubes que estão virando empresa

Atual campeão mundial de clubes teve até as contas bancárias bloqueadas por causa da polêmica com Roman Abramovich

12/03/2022 07:00
Compartilhar notícia
Alex Livesey - Danehouse/Getty Images
Roman Abramoch colocou o Chelsea à venda

O Chelsea, atual campeão da Europa e que recentemente ganhou o título do Mundial de Clubes em cima do Palmeiras, está vivendo uma crise sem precedentes.  Nesta sexta-feira (11/3), teve as contas bancárias temporariamente suspensas pelo banco Barclays.

Não pode mais fazer nenhuma despesa. Seja para pagar viagens ou pagar funcionários e jogadores. Além disso,  pode se tornar insolvente e corre risco de perder 9 pontos na Premier League

Antes dessa decisão,  em mais uma sanção relativa à invasão russa à Ucrânia, o Chelsea viu os bens de seu proprietário, o oligarca russo Roman Abramovich — além de outros seis magnatas acusados de terem ligação com o presidente Vladimir Putin —, serem congelados pelo governo do Reino Unido, o que implicou em uma série de restrições financeiras ao clube.

Não deixa de ser um sinal de alerta para os clubes brasileiros que estão aderindo à Sociedade Anônima de Futebol (SAF), que precisam tomar o máximo de cuidado com os sócios que estão adquirindo as suas ações.

É lógico que Ronaldo Fenômeno (Cruzeiro), John Textor (Botafogo) e Josh Wander (Vasco) nada têm a ver com  Roman Abramovich, muito menos com a guerra da Russia. E não é disso que estamos tratando aqui.

O que estamos alertando é que eventuais problemas futuros que envolvam esses empresários – seja qual for a natureza desses problemas – podem respingar na instituição, assim como está acontecendo com o gigante Chelsea neste momento.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.