Futebol ETC

Conheça Daniel Riolo, o cara que está destruindo a imagem de Neymar

Jornalista franco-italiano faz acusações que dificilmente poderá provar, mas está conseguindo deixar o brasileiro “muito mal na foto”

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Reprodução Instagram
riolo
1 de 1 riolo - Foto: Reprodução Instagram

“Ele bebe uma noite ou outra, e ele não dorme, porque fica jogando videogame. Mas isso não é grave. O Ronaldinho fazia a mesma coisa no PSG, mas era um homem feliz. Não acredito que o Neymar seja feliz”.

Essa foi a última acusação feita contra Neymar pelo jornalista franco-italiano Daniel Riolo. Antes, você lembra, ele insinuou que o brasileiro “quase não treina, chega ao clube em um estado lamentável, no limite da embriaguez”.

Conheça Daniel Riolo, o cara que está destruindo a imagem de Neymar - destaque galeria
8 imagens
Messi e Neymar juntos na época de Barcelona
O brasileiro comemora gol pelo PSG
Neymar defende o PSG
O craque brasileiro viveu uma novela em relação a um possível retorno para o Barcelona
O camisa 10 apresentou boas exibições na reta final da Champions 2019-20
Neymar foi campeão da Libertadores pelo Santos em 2011
1 de 8

Neymar foi campeão da Libertadores pelo Santos em 2011

Wagner Carmo/LatinContent via Getty Images
Messi e Neymar juntos na época de Barcelona
2 de 8

Messi e Neymar juntos na época de Barcelona

Dan Istitene/Getty Images
O brasileiro comemora gol pelo PSG
3 de 8

O brasileiro comemora gol pelo PSG

Aurelien Meunier - PSG/PSG via Getty Images
Neymar defende o PSG
4 de 8

Neymar defende o PSG

Reprodução do Instagram
O craque brasileiro viveu uma novela em relação a um possível retorno para o Barcelona
5 de 8

O craque brasileiro viveu uma novela em relação a um possível retorno para o Barcelona

Reprodução/Instagram
O camisa 10 apresentou boas exibições na reta final da Champions 2019-20
6 de 8

O camisa 10 apresentou boas exibições na reta final da Champions 2019-20

Michael Regan - UEFA/UEFA via Getty Images
Conheça Daniel Riolo, o cara que está destruindo a imagem de Neymar - imagem 7
7 de 8

Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
Neymar Jr. em ação pela Seleção Brasileira
8 de 8

Neymar Jr. em ação pela Seleção Brasileira

Reprodução/Instagram

Damiano Daniel Riolo, 52 anos, é comentarista do L’After Foot, da rede de televisão RMC, e virou o maior carrasco de Neymar. Ele acorda todos os dias disposto a pulverizar a imagem do jogador brasileiro.

“Toda vez que ele for no Parque dos Príncipes, ele vai ser xingado. Isso não será fácil. É uma situação de fracasso o Neymar no PSG. A verdade é que não é forte o que eu disse, acho que todo mundo sabe e talvez não queira encarar a realidade. É só olhar uma foto de cinco anos atrás e uma de hoje, não é a mesma pessoa, o mesmo corpo. Não há outros jogadores no mundo que tenham experimentado uma mudança física tão grande”, disse o francês em participação no ‘Arena SBT’.

O jornalista começou a pegar no pé de Neymar em 2019, quando explodiu a acusação de suposta tentativa de estupro à modelo Najila Trindade, em Paris. Na ocasião, Riolo fez comentários depreciativos sobre o físico da modelo, e chegou a ser retirado do ar pela emissora em que trabalhava.

Antes disso, já colecionava polêmicas e desafetos. Em 2013, foi retirado de uma festa do Saint-Étienne pelo senador-prefeito Maurice Vincent, para fugir de eventuais agressões físicas que poderia sofrer, porque, rotineiramente, era um crítico contumaz do clube homenageado.

Riolo também é escritor, com cerca de dez publicações no mercado, a maioria falando sobre futebol. Ex-jogadores como  Pauleta, Dugarry e Luis Fernandes já foram biografados por ele. Mas o livro mais polêmico (sim, é disso que ele gosta!) foi Racaille Football Club (Ralé Futebol Clube), que fala sobre a presença de imigrantes e muçulmanos no futebol francês.

Daniel Riolo é o tipo de profissional que reivindica a legitimidade do jornalismo de opinião no futebol. Essa ideia o leva a regularmente criar polêmicas – como essa que faz questão de levantar e insistir contra Neymar – mesmo que isso não signifique que ele conseguirá provar tudo o que diz.

Outro tema em que ele se dedicou com afinco, foi a crítica aos salários e o tratamento midiático que foram dedicados aos técnicos Carlo Ancelotti (PSG) e Marcelo Bielsa (Marselha). Isso rendeu horas e horas de discussões e debates nas emissoras de rádio e TV da França. Os dois treinadores deram graças a Deus quando foram embora da França.

No caso específico de Neymar, Riolo parece bem imprudente quando faz acusações que certamente nem pode, nem tem como  provar. Ele não pode afirmar com certeza que Neymar bebe e passa a noite jogando videogame. Tampouco que chega para treinar “no limite da embriaguez”.

Mas o radialista não parece disposto a parar. Certamente só vai esquecer o jogador brasileiro quando ele for embora de Paris. E isso, ao que tudo indica, está bem perto de acontecer.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?