Bia Haddad, a nova sensação do tênis, é parente de Fernando Haddad?

Depois de eliminar a número 1 do ranking mundial e campeã de Roland Garros, a brasileira disputará a final do WTA 1000 de Toronto

atualizado 14/08/2022 11:19

foto colorida de Bia Haddad Robert Prange/Getty Images

O tênis brasileiro tem uma nova sensação: Beatriz Haddad Maia, 26 anos, natural de São Paulo. Apesar do sobrenome, Bia não tem qualquer parentesco com Fernando Haddad, candidato ao governo de São Paulo pelo PT.

Neste domingo (14/8), Bia disputará o título do WTA 1000 de Toronto, contra a romena Simona Halep (15ª), ex-número 1 do mundo. Nada que possa assustar a brasileira, que percorreu um caminho difícil, muito difícil, até chegar à final do torneio do Canadá.

Neste sábado (13/8), ela derrotou por 2 x 0 a tcheca Karolina Pliskova, ex-número 1 do mundo e atual 14ª colocada do ranking.

No meio da semana, bateu a polonesa Iga Swiatek, líder do ranking e campeã deste ano em Roland Garros, tornando-se assim a primeira brasileira da história a vencer a número um do mundo. Foi também o primeiro triunfo de brasileiro contra líderes do ranking desde 2004, quando Gustavo Kuerten, o Guga, venceu Roger Federer.

Há tempos não via um jogo tão tenso como esse de Bia Haddad contra Iga Swiatek. A nossa nova estrela mostrou-se agressiva, sacando muito, jogando de forma inteligente para suportar a gigante polonesa. O tênis é, dos esportes individuais, o que mais exige força mental – além de muito talento, naturalmente. 

É num momento como este que a concentração é uma das habilidades psicológicas mais importantes. O tênis atual incorpora a essa forca mental um componente intenso de agressividade. E Bia Haddad tem tudo isso. É uma tenista enorme!

Atualmente número 24 do mundo, com qualquer placar Bia Haddad já garantirá sua presença no top 20 do WTA. Será a 14ª colocada em caso de título, e 16ª se ficar com o vice-campeonato.

Bia Haddad x Simona Halep será às 14h30 deste domingo (14/8), com transmissão da ESPN 2.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Mais lidas
Últimas notícias