metropoles.com

A silenciosa renovação que Tite conseguiu fazer na Seleção

Goleada sobre Gana ajudou a consolidar o time base para a estreia na Copa, dia 24 de novembro, contra a Sérvia

atualizado

Compartilhar notícia

Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
gettyimages-1426674701-612×612
1 de 1 gettyimages-1426674701-612×612 - Foto: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Essa goleada do Brasil sobre Gana foi um bom teste para a equipe de Tite. Não por causa do adversário, que – apesar de estar na Copa – ocupa apenas a 60ª posição no ranking da Fifa, mas pela proposta de de jogo que nos foi apresentada.

É notável o trabalho de renovação iniciado por Tite desde que perdemos para a Bélgica e fomos eliminados da Copa da Rússia. De maneira equilibrada e primando pela versatilidade, o treinador está conseguindo administrar a fartura de atacantes, sem perder a solidez defensiva.

Lembro que, naquela derrota para a Bélgica, em 6 de julho de 2018, a escalação foi essa: Alisson; Fagner, Thiago Silva, Miranda e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Renato Augusto) e Philippe Coutinho; Willian (Firmino), Neymar e Gabriel Jesus (Douglas Costa).

Observe que apenas o goleiro Alisson, o zagueiro Thiago Silva e o atacante Neymar foram mantidos. Diria que foi uma renovação silenciosa, porque, na maior parte do tempo, a comissão técnica sempre foi muito pressionada e até questionada.

O time para a estreia na Copa, dia 24 de novembro, contra a Servia, não será muito diferente desse que ganhou de Gana. Acho que entra Alex Sandro na lateral-esquerda, e só. Militão pode se firmar na lateral-direita; Richarlisson sempre que entra consegue fazer gols (a 9 provavelmente será dele); enquanto Neymar e Vini Jr começam a dialogar com muita naturalidade na construção das jogadas ofensivas.

Mas é importante destacar a fartura que o técnico tem para mexer no time no decorrer dos jogos: Antony, Pedro, Rodrygo… Esses caras dão opções para mudar o estilo a qualquer momento.

Terça-feira (27/9), tem o último amistoso contra a Tunísia, antes da estreia. Com um pouco de sorte (sim, ninguém ganha uma Copa sem contar também com uma boa dose de sorte), acho que dá para trazer o hexa.

Para acompanhar as atualizações da coluna, siga o “Futebol Etc” no Twitter; e também no Instagram.

Quer ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos esportes e receber as notícias direto no seu celular? Entre no canal do Metrópoles no Telegram e não deixe de nos seguir também no Instagram!

Compartilhar notícia