Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Fábia Oliveira

Neymar Jr. pode sofrer punições após supostas ofensas contra árbitra

Uma leitura labial publicada nas redes apontou uma série de xingamentos de Neymar Jr. contra a árbitra Edina Alves Batista

27/08/2026 14:59
Ricardo Moreira/Getty Images
Foto colorida de Neymar - Metrópoles

O jogador Neymar Júnior, do Santos, pode sofrer punições após supostas ofensas direcionadas à árbitra Edina Alves Batista durante a partida contra o Mirassol realizada no último domingo (23/8). O atleta foi alvo de uma denúncia feita ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Receba no seu email as notícias da coluna Fábia Oliveira

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Entenda

De acordo com o portal R7, o camisa 10 da equipe santista pode virar réu depois que a Procuradoria do tribunal recebeu um vídeo contendo a leitura labial, feito pelo influenciador Gabriel Velloso. Na gravação, Neymar faz uma série de ofensas direcionadas à arbitragem.

As supostas agressões verbais não foram registradas por Edina Alves na súmula oficial da partida, mas mesmo assim a Procuradoria do STJD pode utilizar as imagens de transmissão e leituras labiais como prova documental para formalizar uma denúncia.

Segundo o artigo 258 do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), condutas contrárias à disciplina ou à ética desportiva preveem gancho de suspensão para atletas que desrespeitem a equipe de arbitragem.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Neymar Jr. pode sofrer punições após supostas ofensas contra árbitra - destaque galeria
6 imagens
Neymar não esteve na partida
O Santos venceu o Vasco em São Januário
Neymar Jr. pode sofrer punições após supostas ofensas contra árbitra - imagem 4
Neymar Jr. e Cuca conversam durante treino do Santos FC
Santos x Macará pela Copa Sul-Americana
Neymar detonou a árbitra Edina Alves Batista
1 de 6

Neymar detonou a árbitra Edina Alves Batista

Reprodução/GETV
Neymar não esteve na partida
2 de 6

Neymar não esteve na partida

Ricardo Moreira/Getty Images
O Santos venceu o Vasco em São Januário
3 de 6

O Santos venceu o Vasco em São Januário

Buda Mendes/Getty Images
Neymar Jr. pode sofrer punições após supostas ofensas contra árbitra - imagem 4
4 de 6

Reprodução/X
Neymar Jr. e Cuca conversam durante treino do Santos FC
5 de 6

Neymar Jr. e Cuca conversam durante treino do Santos FC

Raul Baretta/ Santos FC.
Santos x Macará pela Copa Sul-Americana
6 de 6

Santos x Macará pela Copa Sul-Americana

Ricardo Moreira/Getty Images

Possíveis ofensas

O empate do Santos contra o Mirassol em 1 a 1 na partida realizada na Vila Belmiro no último domingo (23/8) chamou a atenção por conta de uma série de ofensas e xingamentos feitos pelo jogador Neymar Jr. à árbitra Edina Alves Batista. Uma leitura labial revelou o teor dos ataques realizados pelo atleta.

Nas redes, o influenciador Gabriel Velloso, especialista em leitura labial, compartilhou alguns trechos da partida que mostram Neymar irritado com Edina. “Você é horrorosa, eu tô falando na boa com você! Tu é muito ruim, porra!”, detonou o marido de Bruna Biancardi.

Em outro momento do jogo, Neymar dispara uma série de ofensas contra a árbitra. “Dá a porra da falta! Vai de foder, caralho. Quantas faltas precisa [sic]?”. Ao fim do jogo, Neymar negou ter sido mal educado e disse que essa era apenas sua “opinião”. “Isso não é educação, é a minha opinião”, argumentou.