
Fábia OliveiraColunas

Evandro Mesquita lamenta morte de Rogério Meanda: “Inacreditável”
Líder da Blitz disse que todos estão “sem chão” com a perda do guitarrista e ressaltou a importância dele para a banda
atualizado
Compartilhar notícia

Morreu nesta segunda-feira (25/8), aos 61 anos, o guitarrista Rogério Meanda, integrante da Blitz desde 2005. A notícia foi confirmada pelo perfil oficial do grupo no Instagram:
“Rogério foi parte essencial da história da Blitz e da vida de todos nós”, destacou o comunicado. Ele deixa um filho, Pedro, de 32 anos.
O velório do músico será nesta terça-feira (26/8), às 14h, no Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio. O sepultamento ocorrerá no mesmo local, às 16h, e será aberto ao público.
Trajetória na música
Antes de se juntar à Blitz, Meanda já tinha uma carreira consolidada. Ao longo dos anos, gravou com grandes nomes da música brasileira, como Roberto Carlos, Gal Costa, Fagner, Lenine, Flávio Venturini e Xuxa.
Sua parceria mais marcante, porém, foi com Cazuza. Com o cantor, compôs sucessos como “Nosso amor a gente inventa”, “Medieval II” e “Só se for a dois”.
Também é dele a criação de riffs icônicos presentes em “Exagerado” (1985), disco de estreia da carreira solo do ex-vocalista do Barão Vermelho, incluindo a guitarra da faixa-título, que se tornou símbolo do rock nacional.
Na Blitz, acompanhou Evandro Mesquita, Juba e demais integrantes em todas as turnês e álbuns recentes, entre eles “Blitz: Aventuras II” (2016), “Supernova” (2023) e “NuDusOutros” (2025). Colegas o descreviam como um músico discreto, mas afetuoso e com um humor único.
Repercussão da morte
Em entrevista ao jornal O Globo, Evandro Mesquita lamentou profundamente a perda do amigo e parceiro de banda.
“Inacreditável. Grande músico, uma perda gigantesca. Sentia ele mais calado nos últimos shows. Reservado e mais difícil de acessá-lo. Estamos todos sem chão e com uma tristeza imensa. Que ele siga na luz e seja recebido por bons espíritos que guiem e confortem sua alma”, declarou.
Nas redes sociais, Nicole Cyrne, vocalista da Blitz, também se despediu. “Gentileza e cavalheirismo, com suas tiradas tão engraçadas que surpreendiam mesmo através do jeitinho reservado. Amo você, e nunca esquecerei sua dancinha, vê se não come muito brigadeiro no outro plano, e faz um monte de solinhos pra gente! Exagerada vai ser nossa saudade. Nosso garoto que sonha”, escreveu.











