metropoles.com

Eduardo Costa é acionado na Justiça por plágio de canção gospel

Compositor entrou com processo contra o sertanejo pedindo indenização por danos morais e lucros cessantes de música famosa nos anos 90

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Eduardo Costa de óculos e blusa jeans - metrópoles
1 de 1 Eduardo Costa de óculos e blusa jeans - metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Parece que Eduardo Costa tem mais uma batalha pela frente perante o juiz. Isso porque o cantor foi acionado na Justiça por Armando Filho, compositor de música gospel, que o acusou de plágio em uma música bastante famosa, não apenas entre os evangélicos.

Segundo o colunista Peterson Renato, do Hora Top TV, o autor relatou que fez sucesso com o álbum Final Feliz, no ano de 1990, contendo a canção Mover do Espírito — também conhecida entre os fãs por Quero Que Valorize e Você Tem Valor. O acontece, ainda de acordo com o compositor, que ele teria descoberto que seu maior sucesso musical fora cadastrado por Eduardo Costa junto à União Brasileira de Compositores como sendo escrita por ele.

Nos autos, Armando filho afirmou que, para colocar a obra com sua, o réu da ação teria apenas trocado o nome, deixando Você Tem Valor, como ficou popularmente conhecida entre os fãs.

No processo, o compositor garantiu que não se trata de apenas existirem semelhanças entre as letras. Na verdade, ele relatou que a composição apresentada por Eduardo Costa é uma cópia “exata” da sua. Isso, segundo o autor, caracterizaria o plágio.

Para compensar suas perdas, Armando pede, na ação, uma indenização de R$ 1 milhão por danos morais, e outra compensação por lucros cessantes.

Para ter acesso à música Você Tem Valor, registrada por Eduardo Costa, o juiz Adelson Freitas de Andrade Junior concordou com o pedido do autor para oficiar a União Brasileira de Compositores (UBC). No documento, foi pedido que o órgão informasse o código ISRC da composição do cantor.

Até o momento, Eduardo Costa não apresentou uma contestação das acusações. Vamos aguardar os desdobramentos dessa história…

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?