Fábia Oliveira

Cientista sobre título de relevância dado à Virginia: “Nunca desejei”. Assista ao vídeo

A cientista brasileira Tatiana Sampaio conversou com a coluna e falou sobre a polêmica do título de “pessoa mais influente” dado à Virginia

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

A cientista brasileira Tatiana Sampaio conversou com a coluna Fábia Oliveira e comentou sobre a polêmica envolvendo o título de “pessoa mais influente do Brasil”. O debate começou após Virginia Fonseca ser apontada como “a mulher mais relevante midiaticamente do país”, em declaração de Gabriel David, presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), publicada pela revista Veja.

O comentário gerou reação de diferentes setores, que questionaram a ausência de nomes ligados à ciência, cultura e educação. Tatiana ganhou projeção internacional por suas pesquisas sobre a polilaminina, molécula com potencial para reverter lesões medulares e que, em 2026, foi aprovada pela Anvisa para iniciar testes clínicos.

Questionada sobre o episódio, a cientista foi direta ao minimizar qualquer tipo de disputa de relevância. “Eu não tenho rede social. Eu fiquei sabendo porque pessoas comentaram e me mandaram. Mas eu acho que são propostas diferentes, cada uma tem sua proposta. A proposta dela é outra, ela é linda, um máximo. Acho que está tudo bem, cada uma na sua posição”, afirmou.

Cientista sobre título de relevância dado à Virginia: “Nunca desejei” - destaque galeria
5 imagens
Cientista sobre título de relevância dado à Virginia: “Nunca desejei” - imagem 2
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
Cientista Tatiana Sampaio
1 de 5

Cientista Tatiana Sampaio

Reprodução
Cientista sobre título de relevância dado à Virginia: “Nunca desejei” - imagem 2
2 de 5

Reprodução
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
3 de 5

Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca

@virginia/Instagram/Reprodução
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
4 de 5

Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca

@virginia/Instagram/Reprodução
Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca
5 de 5

Virginia desfilou pela Grande Rio no Carnaval carioca

@virginia/Instagram/Reprodução

Tatiana Sampaio também falou sobre o reconhecimento da ciência no Brasil, tema que voltou ao centro do debate nas redes sociais após a polêmica. “Eu sinto que as pessoas estão me apoiando muito. Talvez a revista tenha mandado mal de falar isso, não sei. Mas eu nunca desejei ser a pessoa mais influenciadora do Brasil”, declarou.

Ela seguiu: “Meu trabalho é de laboratório, de bastidores, se está sendo um impacto na vida das pessoas, eu fico feliz. Mas são trabalhos diferentes. Não tenho nada à reclamar, o povo está me apoiando muito e eu fico muito feliz”, disse.

Recepção dos brasileiros

Com a repercussão mundial de sua descoberta, Tatiana Sampaio revelou surpresa com a resposta do público brasileiro e destacou a valorização da ciência por parte da sociedade.

“Pra mim é surpreendente, eu não imaginava que fosse fazer tanto sucesso. Mas estou muito feliz em ver como as pessoas estão acolhendo, como estão empolgadas, apoiando. Estou feliz de saber que é um povo que gosta muito de ciência, que está vibrando com a possibilidade de um medicamento novo que ajuda pessoas”, falou.

Ela ainda refletiu sobre a imagem do brasileiro em relação ao conhecimento científico. “A gente ouve muito falar que brasileiro não gosta de ciência ou que as pessoas só querem levar vantagem, mas não… Essa experiencia está me mostrando que as pessoas se importam muito umas com as outras e valorizam ciência, conhecimento e trabalho. Estou tendo um retorno muito bom da nossa sociedade aqui”, completou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comFábia Oliveira

Você quer ficar por dentro da coluna Fábia Oliveira e receber notificações em tempo real?