
Fábia OliveiraColunas

“Ato de resistência”, desabafa Duda Reis sobre violência doméstica. Assista ao vídeo
A modelo aproveitou o Dia Internacional da Mulher, no domingo (8/3), para falar sobre as vítimas de feminicídio no país e fazer um desabafo
atualizado
Compartilhar notícia
O Dia Internacional da Mulher é marcado por muitas homenagens e declarações nas redes sociais, mas Duda Reis resolveu fazer diferente. A modelo aproveitou a data, celebrada no domingo (8/3), para falar sobre as vítimas de feminicídio no país e fazer um desabafo.
“Que o Dia da Mulher não seja só flores e mensagens bonitas, mas também reflexão, consciência e mudança. Que a gente continue lutando por um mundo onde nenhuma mulher precise ter medo de existir 🙏🖤”, começou.
Em seguida, ela falou sobre os números de crimes: “Você sabiam que, em 2023, o Brasil registrou cerca de 1.467 feminicídios? Vocês têm noção que, aproximadamente, uma mulher é assassinada a cada 6 horas no Brasil?”, questionou.
Algumas das vítimas
Ainda na postagem, Duda Reis recordou algumas das mulheres mortas pelos ex: “Essa semana, uma jovem de 22 anos foi morta a facadas pelo ex-companheiro enquanto trabalhava. A Cibelle tinha medida protetiva de urgência expedida pela Justiça. Mesmo assim, ela foi vítima de feminicídio dentro do trabalho”, contou, antes de completar:
“Tainara Souza, de 31 anos, foi atropelada pelo ex-companheiro e arrastada durante um quilômetro na Marginal Tietê. Apesar de ter sido socorrida em estado gravíssimo, ela não resistiu e veio a óbito um mês depois”, detalhou.
Desabafo
Logo depois, ela fez um desabafo: “Não são apenas números, são mulheres cheias de sonhos, que têm família, que têm suas próprias ambições e que tiveram a vida interrompida por monstros”, disparou.
E criticou: “E, mesmo assim, todo ano, no dia 8 de março, a gente transforma essa data em só uma data de post bonito, de homenagens lindas, enquanto o que está acontecendo no nosso país, com as nossas mulheres e com nossas meninas, é muito grave”, disse.
Cobranças às vítimas
Na sequência, Duda Reis falou sobre as cobranças que as vítimas sofrem: “A gente fala de força feminina, mas ignora o medo constante. A gente fala de empoderamento, mas as pessoas não só normalizam como humanizam homens problemáticos. A gente ensina a menina a se proteger, mas não ensina o menino a não violentar”, criticou.
Duda Reis observou: “A gente diz pra mulher ‘denuncia, por que você não denunciou antes?’, mas quando a mulher denuncia é quetionada, invalidada. Não só pelas pessoas, mas por uma Justiça que, na maior parte das vezes, não faz nada”, queixou-se.
Confirmou ter sido agredida
Na gravação, ela confirmou ter sido vítima de agressão: “Falo isso não só como mulher, mas como uma mulher que já sofreu violência doméstica e que, na verdade, sobreviveu. Mas, além de tudo, eu sou mãe de menina e não quero que minha filha cresça achando que sobreviver já é uma conquista”, assumiu, recordando o namoro conturbado com Nego do Borel, sem falar o nome do cantor, contra quem chegou a pedir uma medida protetiva.
E continuou: “E, que no dia de hoje, além de flores e posts bonitos, que a gente tenha mais consciência, que a gente possa, de fato, abrir mais rodas de conversa, que a gente crie um mundo mais seguro para as nossas meninas, pras mulheres e que sobreviver não seja uma conquista, mas que viver bem seja um direito nosso como ser humano. Ser mulher no Brasil não pode continuar sendo um ato de resistência”, concluiu.
O namoro polêmico
- Nego do Borel e Duda Reis assumiram o relacionamento em fevereiro de 2019. Na época, ela tinha 17 anos e ele, 26. O primeiro término do então casal aconteceu em dezembro do mesmo ano.
- Em abril do ano seguinte, eles anunciaram a reconciliação e os pais de Duda Reis fizeram declarações polêmicas nas redes sociais e demonstraram ser contra o namoro.
- Em outro momento, os pais da modelo acusaram Nego do Borel de tê-la agredido e deixado em casa sozinha, trancada. Na ocasião, ela negou que as declarações dos pais fosse verdade, mas voltou atrás mais tarde e contou ter sido obrigada a se manifestar de forma contrária.
- Após ficarem noivos, os dois anunciaram o novo rompimento em dezembro de 2020 e os rumores de agressões físicas se mantiveram com força nas redes sociais. A polêmica, porém, foi reforçada no ano seguinte com o vazamento de um áudio com detalhes de traições do cantor.
- Depois do exposed, Duda Reis confirmou que era agredida pelo então namorado e o acusou de dopá-la e estuprá-la. Além disso, ela conseguiu uma medida protetiva contra ele.













