Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Entre-Eixos

Crise faz brasileiro andar mais e a usar transporte público e bikes

Entrevistados pela Sodexo também adotam mais a bicicleta, o táxi ou transporte via aplicativos para fugir dos altos preços dos combustíveis

Renato Ferraz04/10/2017 10:51
Metrópoles - O mais acessado do Brasil
Compartilhar notícia
Foto: Dênio Simões/Agência Brasília
Crise faz brasileiro andar mais e a usar transporte público e bikes

Pelo menos 69% dos brasileiros têm mudado seu comportamento e optado por outros tipos de transporte diário, segundo estudo realizado pela Sodexo Benefícios e Incentivos em agosto. E não é convicção por hábitos saudáveis, por exemplo: é em função da crise financeira que afeta o país.

A principal alternativa apontada para se deslocar pela cidade e cortar gastos é andar mais a pé (24,4%). Em seguida, utilizar o transporte público (21,5%) ou mesmo se locomover menos (19,4%).

Andar de bicicleta foi a opção de 17,1%. Usar mais táxi, Uber ou outro serviço semelhante foi a saída para 9,9% dos entrevistados. Pegar mais carona é a solução para 7,7%.

Foram entrevistadas 1.202 pessoas em todo o país.

A maioria dos brasileiros ouvidos no levantamento (73,5%) diz sentir os efeitos dos aumentos nos gastos com transporte (combustível; passagens de ônibus, metrô, trem e ônibus; ou mesmo táxi).

A renda das famílias diminuiu com a crise e o desemprego, e a necessidade de economizar acabou impactando aspectos básicos como transporte e saúde

Fernando Cosenza, diretor de Sustentabilidade da Sodexo Benefícios e Incentivos no Brasil