As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Verdade ou mito: focinho quente é sinal de febre no cachorro?

A melhor maneira de saber se o cão está com febre é através de ajuda profissional

atualizado 24/02/2021 10:58

Cachorro com medoReprodução/ Freepik

Você já ouviu dizer ou mesmo já leu em algum lugar que focinho quente é sinal de febre canina? Bom, esta é uma das afirmações mais comuns no universo pet, visto que o focinho, quando quente, pode realmente chamar atenção e indicar algum tipo de problema.

A resposta mais correta para esta pergunta, é: não, o focinho quente não significa que o cachorro está com febre. Isto é um mito e não podemos simplesmente associar um problema no organismo do animal a uma situação momentânea e comum na parte externa do corpinho do cachorro.

Para entender isso melhor, é fundamental que a gente conheça anatomia do cachorro (mesmo que o seu sonho não seja ser veterinário ou veterinária). Afinal, conhecendo as funções e também os processos do organismo do cão, é que podemos ter um conhecimento mais aprofundado sobre o que realmente está ou pode acontecer com o animal.

A temperatura corporal de um cachorro pode ser um pouco mais elevada do que a temperatura corporal dos humanos. Eles podem chegar até 38˚C sem necessariamente estarem com febre. Já para nós, esta temperatura pode indicar, sim, febre. Por isso que a melhor maneira de medir se o cão está com febre é através de ajuda profissional, pois o focinho não necessariamente vai indicar este quadro.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias