As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Tem pets em casa? Saiba quais plantas são tóxicas para eles

Médica veterinária fala sobre as espécies de plantas mais comuns nos lares do Brasil que são prejudiciais à saúde dos animais de estimação

atualizado 16/07/2021 11:38

Cachorro sentado no meio de floresReprodução/ Freepik

Para deixar a casa mais bonita, com um toque mais acolhedor e renovado, muitas pessoas optam por inserir plantas na decoração. Por causa do isolamento social, cultivá-las em casa, em vários ambientes do lar, virou tendência e até mesmo uma atividade terapêutica para a família. No entanto, para quem é pai ou mãe de pet, algumas espécies precisam ser avaliadas. Os tutores precisam ter um critério a mais na hora da escolha, pois existem plantas ornamentais, que apesar de serem lindas, são consideradas tóxicas para os animais de estimação.

De acordo com a médica veterinária, Thais Matos, da DogHero, uma boa parte das plantas que a maioria dos brasileiros gosta de ter em casa pode ser venenosa para cães e gatos, prejudicá-los ou até levá-los à óbito.

“Intoxicação é algo grave e pode colocar a vida dos pets em risco. Os tutores precisam ficar atentos. Muitas vezes, por curiosidade (em especial filhotes) ou por tédio, os pets acabam mordiscando e comendo partes do arranjo. Em caso de intoxicação, os primeiros sinais costumam aparecer já nas primeiras horas seguintes e, em alguns casos, podem durar dias”, alerta.

A especialista orienta ainda que o melhor procedimento, quando o pet tem contato com tais plantas, é limpar a boca dele com água corrente. “Mas, cuidado para não fazer ele engolir os resíduos e não afogá-lo. Assim, você retira quaisquer resquícios da planta ou de seiva que sobrou por ali. Não provoque vômito e não dê nada para o pet comer ou beber, nem água. Em seguida, procure imediatamente um médico veterinário e não se esqueça de levar uma amostra ou uma foto da planta tóxica. É fundamental que o profissional saiba qual foi ingerida para poder escolher o melhor tratamento”.

A expert listou 11 plantas tóxicas para cães e gatos mais comuns em casas e apartamentos no Brasil. Confira!

0

Últimas notícias