As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Saúde pet: conheça curiosidades sobre o olfato dos cães

Trata-se de um dos sentidos mais importantes e eficientes para os cachorros

atualizado 13/03/2020 16:39

Fucinho de cachorroReprodução/FreePik

Com um olfato superior ao de muitos animais, o cachorro é capaz de ler e combinar odores de uma maneira absolutamente peculiar. Ele consegue ler nuances que são absolutamente inatingíveis para os humanos. Por isso, em um supermercado lotado, o cão pode seguir a trilha do dono, mesmo que existam centenas de outras trilhas humanas.

Anatomicamente, o nariz do cão é uma obra-prima da evolução. Antes de tudo, saiba que ele é móvel, e isso permite que o cão direcione o nariz com precisão. O ar inspirado pelo nariz enquanto o cão fareja não vai diretamente para os pulmões, mas para em uma área específica, onde são encontrados os chamados “receptores olfativos”, ou seja, células desenvolvidas especificamente para interceptar cheiros.

Outra curiosidade? Existem entre 250 e 300 milhões receptores no nariz do cão. Esses sensores têm a capacidade de coletar e diferenciar as informações fornecidas pelas moléculas odoríferas que o cão aspira, moléculas pertencentes aos “corpos”, animados ou não, do mundo externo.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Mais lidas
Últimas notícias