A rainha Elizabeth II, morta nesta quinta-feira (8/9), era uma mãe de pet apaixonada por animais de estimação (os queridinhos eram os cachorros). Ao longo dos seus 96 anos de idade, ela criou mais de 30 cães da raça Welsh Corgi Pembroke, chamado de “cão anão”. Segundo relato de fontes ligados à família real, a soberana fazia questão de nomear cada um dos doguinhos.
A primeira pet da rainha foi batizada de Susan, nome digno da família real. Entre os nomes selecionadas por Elizabeth, já houve Holly, Emma, Willow, Whisky, Cidra e Fergus. A soberana nutria o amor pelos bichos desde a infância e oferecia a eles vidas de rei.
Como não poderia ser diferente, a soberana oferecia aos pets refeições gourmet, preparadas e servidas diariamente às 17h por um chef. No menu, bife, frango ou pedaço de coelho, acompanhados de ingredientes frescos. Tudo isso servido em uma bandeja por um mordomo do palácio.

Além disso, os pequenos contam com um quarto dentro do Palácio de Buckingham chamado Sala do Corgi, que tem cestos elevados — a fim de evitar a corrente de ar durante o sono dos doguinhos. A rainha fazia questão de que os colaboradores trocassem os lençóis usados pelos cães todos os dias.
Vale lembrar que a monarca britânica era a única autorizada a brigar com os cachorros. Livros sobre a realeza trazem que somente a soberana tinha permissão para dar broncas, levantar a voz ou apontar o dedo quando os bichinhos aprontavam.
Presentes especiais
Em datas comemorativas, como o Natal, os cãezinhos ganhavam diversos presentes. Brinquedos e biscoitos estão entre os recebidos. Elizabeth já chegou a fazer meias para cada um dos doguinhos, de acordo com informações de cortesãos reais.
Juntos até na lua de mel
Em 1947, a então princesa Elizabeth e o príncipe Philip foram aproveitar a lua de mel. Quem acompanhou os recém-casados foi a filhotinha Susan. Desde então, a monarca viaja com os animais de estimação.

A rainha Elizabeth com os doguinhosReprodução/ Twitter

A rainha com a sobrinha, Sarah. A monarca segura um dos cachorrinhos de estimação Anwar Hussein/Getty Images

Rainha Elizabeth com um dos pets. Ela é apaixonada pelos cães da raça CorgiBettmann/Getty Images

O amor da monarca pelos animais é antigoReprodução/ Twitter
Capa de revista
Os cachorros da falecida rainha são conhecidos em todo o Reino Unido. Como verdadeiras celebridades, a trupe canina já chegou a estampar capas de revista e estrelar programas de tevê.
Enterro digno
Primeira pet da soberana, Susan foi enterrada em um local especial e, a partir daí, os outros bichinhos do palácio que morreram também foram sepultados nas proximidades. Cada cachorrinho que deixou a rainha ganhou uma lápide.
Sem mais “doguinhos reais”
Elizabeth revelou recentemente que os dias de procriação da “raça real” chegaram ao fim, pois ela não queria que nenhum dos cães ficassem sozinhos após sua morte.

Com a morte do pai, o rei George VI, Elizabeth voltou às pressas do Quênia para o funeral do patriarca. A mais velha das duas únicas herdeiras do trono, Elizabeth assumiu a coroa com 25 anosPA Images via Getty Images

Coroada em 1953, tornou-se rainha reinante de sete países independentes dos Reinos da Comunidade de Nações: Reino Unido, Canadá, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Paquistão e CeilãoThe Print Collector/Getty Images

Já casada com Filipe Mountbatten, príncipe na Grécia e Dinamarca, ficou ao lado dele por 73 anos, até a morte do marido, em 2021@theroyalfamily/Reprodução/Instagram

Juntos, tiveram quatro filhos: Carlos, Príncipe de Gales; Ana, Princesa Real; o príncipe André, Duque de Iorque; e o príncipe Eduardo, Conde de Wessex. Na imagem, o príncipe Charles aparece no fundo do carro com sua mãe e irmã, princesa Anne, em 1953Hulton-Deutsch Collection/CORBIS/Corbis via Getty Images)

Na famosa sacada do Palácio de Buckingham, a soberana apresentou todos os sucessores ao trono. Na imagem, apresenta o caçula, o príncipe EdwardEvening Standard/Hulton Archive/Getty Images

No clique, à frente, William, Charles, rainha Elizabeth, príncipe Philip, Camilla Parker e WilliamTim Graham/Getty Images

A rainha nasceu em 1926. O seu reinado começou em 1952Getty Images

Charles é o herdeiro do trono britânicoPaul Edwards - WPA Pool/Getty Images

Na ordem, os herdeiros do trono britânico após Elizabeth são Charles, William e George, respectivamente @theroyalfamily/Reprodução/Instagram

Meghan Markle de noiva. Ao fundo, a rainha e o príncipe PhilipGetty Images

A rainha Elizabeth II com os dois sucessores ao trono e as respectivas esposasDominic Lipinski-WPA Pool/Getty Images

Rainha Elizabeth e o marido, príncipe Phillip, falecido em abril de 2021Getty Images

Rainha na abertura do Parlamento, em 2021Richard Pohle - WPA Pool/Getty Images