As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Por que os cães têm o costume de uivar?

Algumas raças tendem a uivar mais por questões genéticas e por estarem mais próximos aos lobos, como os huskys siberianos

atualizado 27/05/2020 22:49

Husky SiberianoReprodução/FreePik

O uivo é um som geralmente associado ao lobo e caracterizado por tons médios-altos, contínuos e com uma frequência oscilante semelhante à de uma sirene. Mesmo os cães, embora com menos frequência do que os lobos, usam esse método de comunicação, mas por que o cachorro uiva?

O significado de um uivo pode variar dependendo do contexto e das circunstâncias que o desencadeiam. Alguns cães uivam em busca de contato, para lançar um apelo, especialmente em situações de solidão. De fato, não é por acaso que os cães uivam acima de tudo quando são deixados sozinhos. Essa é a maneira de expressar o desejo de ter companhia ou o amigo que o cão considera como o líder da matilha.

Para entender por que o cachorro uiva, é necessário partir da suposição de que esse comportamento é mais do que normal em amigos de quatro patas. Assim, seria estranho se o cão não uivasse. Além das razões mencionadas acima, ele também uiva por outras razões:

1 – Incômodo
Para os cães, um som irritante, como o toque de um telefone celular, um helicóptero ou uma ambulância, pode ser um excelente motivo para uivar. Mas os cães também uivam mesmo quando sofrem. Por exemplo, com excesso ou dor no local (se machucaram as patas) ou quando estão em um lugar desagradável (muito apertado, quente, escuro ou frio).

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias