metropoles.com

Morre Kabosu, cadela japonesa que inspirou memes e logo de criptomoeda

A cadela japonesa Kabosu, da raça shiba inu, é a responsável pelo meme Doge e inspirou a logo da criptomoeda Dogecoin

atualizado

Compartilhar notícia

Instagram/Reprodução
Foto colorida de um cachorro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de um cachorro - Metrópoles - Foto: Instagram/Reprodução

Kabosu, a cadela japonesa que protagonizou o meme Doge e inspirou a logo da criptomoeda Dogecoin, morreu nesta sexta-feira (24/5), no Japão. A doguinha da raça shiba inu tinha cerca de 18 anos e ficou famosa pelos vários virais na internet. A notícia foi divulgada pela tutora Atsuko Sato.

“Para todas as pessoas que gostavam de Kabosu, na manhã de 24 de maio, Kabosu atravessou a ponte do arco-íris. Muito obrigada a todos pelo apoio ao longo dos anos”, escreveu a tutora, em uma publicação no Instagram.

Atsuko aproveitou o momento para agradecer aos fãs de todo o mundo pelo carinho com a cadelinha, que faleceu devido a leucemia. “Muito obrigada a todos por terem amado a Kabosu durante todos estes anos. Tenho certeza de que Kabosu era o cão mais feliz do mundo. Isso faz de mim a dona mais feliz do mundo”.

0

Segundo a tutora, Kabosu “partiu muito pacificamente, sem sofrimento, como se estivesse a adormecer enquanto sentia o calor de suas mãos acariciando-a”. “Gostaria de expressar o meu mais profundo agradecimento a todos os que nos enviaram muito amor”.

Fenômeno da internet

Kabosu foi adotada em 2008 pela Atsuko. Dois anos depois, a doguinha tornou-se um fenômeno da internet após a tutora publicar uma foto da pet em um sofá com uma expressão de surpresa e as patas cruzadas. A imagem fez surgir o meme “Doge” (nome provavelmente derivado da palavra “dog”).

Não para por aí. Kabosu também inspirou o logo da criptomoeda Dogecoin, criada em 2013, cuja popularidade disparou com o apoio de Elon Musk. O dono do X (antigo Twitter) já falou sobre a moeda várias vezes, o que a fez aumentar de valor. Um token não fungível (NFT) da cadela foi vendido por US$ 4 milhões, cerca de R$ 20 milhões.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?