As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Mito ou verdade: a audição dos cães é 10 vezes maior do que a humana?

Os cães conseguem ouvir, em determinadas situações, o que nós não conseguimos. Será?

atualizado 15/04/2021 8:00

Cachorro no carroReprodução/Freepik

Você já ouviu falar ou já leu em algum lugar que a audição dos cachorros é até 10 vezes maior do que a audição dos seres humanos? Por mais que este seja um fato extremamente curioso, nem tudo é completamente verdade. No entanto, há muita coisa interessante que a gente pode aprender e entender sobre a audição dos cachorros.

A audição deles é, sem dúvida nenhuma, uma de suas melhores habilidades. Algumas pessoas dizem que eles podem ouvir até 10x mais do que um ser humano. E isto, claro, tem um “fundo” de verdade. Muito embora a conta não seja exatamente esta, é sim verdade que os cães conseguem ouvir muito mais sons do que nós.

Enquanto que os nossos ouvidos (e toda a sua formação interna) consegue ouvir até 20 mil hertz, os ouvidos caninos conseguem ouvir até 40 mil hertz. Ou seja, é o dobro do que a gente consegue alcançar! Além disso, os sons mais graves também são captados com mais propriedade: eles captam a partir de 15 hertz. E nós, humanos, a partir de 20 hertz.

Não é muito legal pensar que, muitas vezes, os cães vão ouvir sons que a gente não faz nem ideia que estão ocorrendo no ambiente? Ou seja, eles conseguem ouvir, em determinadas situações, o que nós não conseguimos.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias