As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Focinho de cachorro ressecado é comum no inverno; saiba como tratar

As baixas temperaturas podem deixar o focinho do pet rachado e até ressecado, sabia? Veja como cuidar do cachorro durante os dias de inverno

atualizado 22/06/2022 15:41

Dois cães com o focinho para fora de um cobertor colorido dormem - MetrópolesReprodução/ Alto Astral

Parece que ninguém escapa mesmo do ressecamento causado pelo inverno, viu? Isso porque, além da pele ressecada dos humanos, os pets também acabam sofrendo com a falta de hidratação em uma região muito importante e sensível: o focinho! Desse modo, a umidade tão característica dessa parte acaba ficando de lado e dá lugar ao ressecamento e até rachaduras.

Antes de partir para os cuidados com o focinho do cachorro, vale entender quando a secura é realmente um problema. Após um cochilo, por exemplo, o cão costuma acordar com a área mais seca e isso é normal. Porém, na maior parte do tempo, a região deve estar umedecida. Logo, se além do ressecamento, o tutor notar outros sinais estranhos como machucados ou rachaduras que não melhoram com hidratação, é hora de buscar ajuda veterinária.

Cuidando do focinho

Limpar a região com um pano úmido é uma boa solução para tratar o problema. Já com relação ao uso de produtos tópicos, como hidratantes, algumas precauções são necessárias, por isso, é sempre bom consultar o veterinário antes de aplicar qualquer produto.

Leia a matéria completa no portal Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias