As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Descubra as 5 doenças intestinais mais frequentes em cães e gatos

Sintomas como perda de peso e falta de apetite podem indicar que os pets estão com algum tipo de doença intestinal

atualizado 09/03/2022 14:24

Cachorro e gato deitados juntosReprodução/ Freepik

Os bichinhos tem seus jeitinhos particulares de demonstrar carinho e proteção. Mas eles também dão sinais quando algo não vai tão bem, e é preciso ficar de olho nas mudanças de comportamento que podem indicar que os pets estão doentes. 

Entre as enfermidades que atingem cães e gatos, as doenças intestinais são um tanto comuns e têm sinais claros. “Ao surgir algum tipo de distúrbio intestinal, os animais de estimação passam a desenvolver reações, como diarreia, vômito, alteração no apetite, perda de peso e sangue ou muco nas fezes”, explica a veterinária Rachel Mosna, da Chef Bob, empresa especializada em receitas saudáveis para cachorros e gatos.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0

Além de se atentar a manter uma rotina de alimentação saudável e exercícios com os pets, os tutores precisam ter atenção com os sintomas apresentados. Mas Rachel ressalta que apenas um veterinário pode confirmar com precisão o que o animal tem. Confira abaixo as doenças mais comuns e as causas de cada uma delas: 

Gastroenterite aguda

Essa é uma inflamação ou infecção do trato gastrointestinal, principalmente do estômago, de curto prazo. Normalmente acontece quando os bichinhos comem alimentos estragados ou rançosos, então é importante ter atenção ao que eles comem por aí! 

Colite

A doença também é um tipo de inflamação, que pode ser aguda ou crônica. Nessa caso, a membrana que reveste o cólon (parte central do intestino grosso) fica inflamada. A colite é mais comum em cães com menos de cinco anos e costuma ser causada por um parasita.

Constipação

Existem muitas causas para essa enfermidade, como falta de exercício, desidratação e ingestão de materiais não digeríveis, como ossos e brinquedos, ou alimentos com poucas fibras. Quando está constipado, o bichinho tem dificuldade para fazer cocô. 

Diarreia

Assim como nos humanos, a doença faz com que o animal elimine as fezes de forma líquida ou pastosa. É uma doença, normalmente, causada por infecções, parasitas internos, estresse, mudança na alimentação.

Pancreatite

É uma inflamação ou infecção do pâncreas. O mal é causado pela ingestão de alimentos ricos em gordura ou sobras de comida, mas também por infecções, outras doenças e traumas físicos.

Mais lidas
Últimas notícias