As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Como lidar e cuidar de um cachorro doente?

Existem alguns cuidados básicos que podem fazer com que o cão se sinta bem, confortável e lide da melhor maneira com o eventual problema

atualizado 11/01/2022 20:39

Foto: Reprodução

Nem sempre lidar com um cachorro doente é um missão fácil.  Afinal, cada doença é única e obviamente precisa de um tipo específico de tratamento. Entretanto, existem alguns cuidados básicos que podem fazer com que o cão se sinta bem, confortável e lide da melhor maneira com o eventual problema.

Afinal, além de medicar e proporcionar bons profissionais de saúde ao animal, é importante também oferecer um lar cheio de carinho, amor e tranquilidade.

Por isso entender comportamentos e sinais que eles dão quando estão precisando de ajuda ou sentindo alguma dor pode ser essencial para o sucesso do tratamento do animal. E isto você só aprende com o tempo.

Veja cinco dicas para te ajudar nessa situação:

1- A casa deve ser confortável e aconchegante

Uma casa aconchegante não é sinônimo de uma casa luxuosa, cheia de espaços e alternativas. Pelo contrário. É um espaço onde o cão sente-se bem ao lado do tutor. Por isso, para entender como lidar com um cachorro doente, o primeiro passo é saber que ele precisa de conforto e segurança.

Se ele estiver sentindo dor por conta da doença, tudo que ele menos vai querer é sentir-se incomodado, estressado ou com medo dentro do próprio lar. Um animal apavorado ou estressado pode desenvolver condições severas das doenças que estão atingindo ele. E este é o caminho certo para a piora do quadro.

Ofereça espaços com cobertas, ambientes com ventilação, sol, sombra, comida e água fresca. Tudo acessível e em locais próximos. Além disso, mantenha algum brinquedo por perto para que o cão veja e tente se entreter.

2- Cuide da higiene do animal 

Esse cuidado é fundamental. Principalmente se a doença dele tiver relação direta com as idas ao banheiro. Fazer xixi no lugar certo ou mesmo cocô, é um condicionamento que pode ser perdido a partir do momento que o animal sente-se desconfortável com alguma coisa. Se o pet estiver fazendo as necessidades nos lugares errados, atente-se! E, acima de tudo, não brigue com ele. Mas sim, limpe a área e mantenha-o confortável para que ele não sinta vergonha do que fez.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Mais lidas
Últimas notícias