As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Alerta aos pais de pet: a importância da higienização dos brinquedos

A limpeza é recomendada por veterinários para evitar a proliferação de bactérias

atualizado 27/06/2022 19:43

gatos com brinquedo Martin Deja/Getty Images

Os pets gostam de se divertir com diferentes tipos de brinquedos e essas atividades são importantes para estimular o gasto de energia, além de reduzir o tédio, o estresse e a ansiedade do seu cachorro. Para enriquecer esse momento de diversão, os cães interagem com brinquedos, além de utilizarem o bebedouro e comedouro, sempre com a boca. Esses objetos estão em constante contato com a saliva do cachorro e com sujeiras do ambiente, o que pode facilitar a proliferação de bactérias perigosas para a saúde do seu pet.

Por esse motivo, é imprescindível criar uma rotina de limpeza dos brinquedos e utensílios do seu pet. Segundo Cleiton Silva, fundador e diretor de Desenvolvimento e Produto da Petiko, “é extremamente importante fazer a higienização completa dos brinquedos e utensílios usados pelos pets, já que o acúmulo de sujeira nesses itens favorecem a proliferação de bactérias, que oferecem risco para saúde.”

Ele explica que a limpeza dos brinquedos deve ser realizada regularmente. “Além de ser importante para o bem-estar dos pets, também preserva a qualidade e ajuda na maior durabilidade dos objetos”, afirma. Dessa maneira, é essencial estabelecer uma rotina de limpeza dos brinquedos e utensílios do seu cão.

Pensando nisso, confira as dicas do expert para te ajudar a higienizar cada item da maneira correta:

Brinquedo de plástico ou de borracha

Você vai precisar de água morna, detergente líquido neutro e esponja. Para limpar, é só deixá-los de molho, na água morna, com um pouquinho de detergente líquido neutro, por 15 minutos. Logo depois, basta retirá-los da água e utilizar uma esponja para remover todas as sujeiras. “Vale se atentar à temperatura da água! Ela deve estar morna a ponto de ser possível colocar suas próprias mãos, sem queimá-las. Isso porque a água muito quente pode danificar e até derreter o plástico ou a borracha dos brinquedos”, frisa o profissional.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
0
Brinquedo de corda

Você vai precisar de água corrente e sabão (preferencialmente o de coco). Por se tratar de um tipo de tecido, a corda desses brinquedos pode ser higienizada com água corrente e sabão (o de coco é uma ótima opção). Ao finalizar a lavagem, é importante garantir que os brinquedos sequem totalmente. Assim, é recomendado colocá-los no sol, ou então em uma secadora.

Brinquedos de pelúcia

Se tiver apito, bateria ou pilha, você vai precisar de água corrente, esponja e sabão. “Esse tipo de pelúcia não deve ser imerso na água por conter detalhes que podem ser danificados. Por isso, é indicado fazer a limpeza à mão. Adicione o sabão na esponja e higienize todo o brinquedo, removendo as sujeirinhas. Feito isso, basta passar um pano com água para retirar todo o sabão da pelúcia. Por fim, deixe a pelúcia secar totalmente, de preferência no sol, e só entregue ao cachorro quando o brinquedo não estiver mais úmido”, comenta.

Caso não haja apito, bateria ou pilha, a dica é lavar na máquina de lavar com sabão neutro. “As pelúcias que não possuem apito, bateria ou pilha podem ser higienizadas na máquina de lavar, com sabão neutro. Após a lavagem, deixe os brinquedos secando no sol ou, então, na secadora”, indica Cleiton.

 Quer ficar por dentro das novidades de astrologia, moda, beleza, bem-estar e receber as notícias direto no seu Telegram? Entre no canal do Metrópoles: https://t.me/metropolesastrologia

Mais lidas
Últimas notícias