As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

Adoção pet: como acostumar dois cães a conviverem juntos?

Algumas raças são mais abertas a socializar e acabam facilitando o processo

atualizado 23/01/2020 15:58

Foto: Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Uma dúvida que causa muita insegurança: como acostumar dois cachorros a conviverem juntos, especialmente se um dele é recém-chegado? E bastante comum que as pessoas tenham receio, pois cães são territorialistas e protetores com os donos. No entanto, saiba que esse processo não precisa ser tão complicado e algumas dicas podem auxiliar os tutores.

A primeira coisa a ser levada em consideração: brigas ou desentendimentos entre cães em ambientes já dominados acontecem porque, quando um cachorro se sente dono de um lugar, ele fará de tudo para proteger aquele espaço.

Podemos constatar também que os pets sentem ciúmes de seus donos. Ou seja, se o processo for em um ambiente previamente dominado por um cachorro e ele estiver próximo do seu tutor, o cãozinho poderá estranhar, avançar ou morder.

Existem casos que o convívio pode acontecer de maneira absolutamente natural, como se sempre houvesse dois cães naquele ambiente. Algumas raças são mais abertas a socializar e acabam facilitando o processo.

Como falamos, são animais territorialistas, logo, para facilitar o processo, recomendamos que você experimente apresentá-los longe da casa onde irão viver. Como fazer isso? Basta levar o seu cão atual para conhecer o novo integrante da família a um parque durante o passeio. Isso fará com que eles se cheirem e possam se vejam longe da habitação que, teoricamente, o primeiro teria de defender.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Mais lidas
Últimas notícias