As curiosidades, tendências e novidades do mundo pet

A missão de cada pet: qualquer cachorro pode se tornar um cão-guia?

Algumas questões intrínsecas também devem ser levadas em conta, como o temperamento e até mesmo o porte do cachorro

atualizado 13/05/2021 13:10

Cão-guiaReprodução/ Freepik

Muita gente tem dúvida se qualquer cachorro pode se tornar um cão-guia e, embora os cachorros possam ser adestrados, é preciso ter em mente que nem toda as raças se adaptam a essa tarefa. Afinal, um cão-guia precisa ser dócil, obediente e muito inteligente, a fim de aprender com os treinamentos e promover mais segurança para os deficientes visuais e para si mesmo.

Sendo assim, nem todas as raças são recomendadas para essa prática e, por isso, é necessário se atentar para as características fundamentais de um cão-guia. O simples fato de existir técnicas de adestramento não são o bastante para garantir que o cachorro fique bem preparado para a atividade. Algumas questões intrínsecas também devem ser levadas em conta, como o temperamento e até mesmo o porte do cachorro.

Ao passo que o cachorro não poderá se deixar “levar” por nenhum mimo ou pela atenção que outro cão pode chamar, o pet precisa ser inteligente. Apenas assim ele poderá manter a sua atenção em seu papel fundamental de agir como um cão-guia, e não como uma mera companhia de diversão.

Desse modo, o cachorro precisa ser inteligente e muito atencioso, a fim de sempre garantir não só a integridade e segurança do deficiente visual, como de si mesmo. Afinal, a segurança do deficiente pode depender da companhia do cachorro e, portanto, ele precisa estar sempre atento às adversidades, fugindo delas.

Leia a matéria completa no Portal do Dog.

Últimas notícias