metropoles.com

Vilões do intestino: saiba quais alimentos causam prisão de ventre

O site Medical News Today listou alguns alimentos conhecidos por agravar a constipação; alho e cebola estão entre eles

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Constipação
1 de 1 Constipação - Foto: Getty Images

A constipação, conhecida como intestino preso, é um desafio enfrentado por muitas pessoas por o todo mundo. Embora diversos fatores contribuam para esse desconforto, a escolha dos alimentos diários desempenha um papel crucial na saúde do órgão, minimizando esse imbróglio. 

Mesmo sendo comum ouvir pessoas reclamando de estarem “enfezados”, há ainda aquelas que lidam diariamente com a constipação crônica, condição recorrente capaz de  levar aumentar as chances de problemas como hemorroidas ou impactação fecal, quando as fezes endurecem no intestino.

Pensando em auxiliar aqueles que sofrem com essa condição, o site Medical News Today compilou uma lista de alimentos que devem ser evitados.

Alho e cebola

O consumo de alho e cebola favorecem a prisão de ventre
O consumo de alho e cebola favorecem a prisão de ventre

De acordo com o site, dois coringas da cozinha, o alho e a cebola, são ricos em carboidratos fermentáveis.

Essa peculiaridade dos dois temperos, em alguns casos, é responsável por desencadear os sintomas de prisão de ventre.

Leguminosas

Leguminosas retardam o processo digestivo
Leguminosas retardam o processo digestivo

A publicação do Medical News Today também indica que pessoas com prisão de ventre devem evitar comer feijão, lentilha e grão-de-bico. Essas leguminosas também têm um alto teor de carboidratos fermentáveis que dificultam o processo digestivo.

Banana 

Banana é famosa por prender o intestino
Banana é famosa por prender o intestino

O portal também lembra que a classe médica costumava indicar a banana como uma forma para tratar a diarreia. A fruta possui uma capacidade de retardar os movimentos intestinais e, por conta disso, pessoas que sofrem com intestino preso devem evita-la.

Pães e massas

Farinhas refinadas são pobres em fibras
Farinhas refinadas são pobres em fibras

Por ter em sua composição farinhas refinadas, o pão branco, massa de pizza e bolos podem atrapalhar o trato do intestino. De acordo com a publicação, esses alimentos são pobres em fibras, substâncias que auxiliam no processo de digestão.

Bebidas alcoólicas

Bebidas alcoólicas também causam constipação
Bebidas alcoólicas também causam constipação

Aprofundando a investigação dos alimentos que contribuem para a constipação, o site HuffPost ainda revelou que as bebidas alcoólicas também prendem o intestino.

Em entrevista para o site, o gastroenterologista Kenneth Josovitz recomendou que pessoas que sofrem de constipação evitem o álcool. “O consumo de bebidas pode causar desidratação e piorar a constipação”, reforçou.

Segundo o especialista, a razão para piorar a condição está na capacidade do álcool de evitar a liberação de um hormônio que ajuda o corpo a reter líquidos. “Essa [supressão] é a razão pela qual as pessoas urinam mais quando bebem. Por conta disso,  a desidratação acaba agravando o quadro de prisão de ventre”, finalizou.

Formas de prevenir

Ameixa é uma ótima aliada para melhorar o trato do intestino
Ameixa é uma ótima aliada para melhorar o trato do intestino

O site HuffPost também listou os alimentos que ajudam a  devolver a qualidade de vida para aqueles que sofrem com a constipação.

A diretora de nutrição e condicionamento físico do Good Housekeeping, Stefani Sassos, contou ao portal que a ameixa é uma ótima aliada para melhorar o trato do intestino.

“Se você não está acostumado a comer ameixas secas e alimentos ricos em fibras, comece com uma a duas ameixas secas por dia.  O suco de ameixa também pode ser eficaz, especialmente o suco de ameixa quente, já que líquidos quentes em geral podem acelerar a motilidade digestiva.”

Outra dica da nutricionista é que pessoas que sofrem de prisão de ventre procurem realizar atividades físicas. “Fazer exercícios também ajuda a movimentar as coisas. Mesmo uma curta caminhada de 10 a 15 minutos após uma refeição pode ajudar”, acrescenta Stefani.

Apesar de ter formas de evitar a constipação, a especialista reforça que, se a condição não melhorar, é necessária uma investigação médica para entender a raiz das dores e desconfortos.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?