Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Sem erro! Nadia El Chariti ensina truques de como maquiar a sobrancelha

Saiba o que você precisa ter na sua penteadeira para deixar o desenho divino e preenchido, com fios comportados e um olhar arqueado

atualizado 19/09/2020 11:38

dicas de maquiagem com nadia el charitiFabrice Poincelet/Getty Images e Bruno Pimentel/Metrópoles

A maquiagem é uma excelente aliada para quem deseja destacar qualidades ou disfarçar imperfeições do rosto. Para as sobrancelhas, a regra é a mesma. Mesmo quem detém um desenho divino e preenchido, com fios comportados e olhar arqueado, pode apostar na arte da make up para “dar um up” no visual.

Quem confirma essa tese é a maquiadora e designer de sobrancelhas Nadia El Chariti, que atende em Brasília. Para ela, maquiar essa parte do rosto é uma tarefa importante, já que a base e o pó utilizados na produção acabam cobrindo a região e apagando a cor natural. O resultado pode acabar sendo um olhar sem expressão.

“Quando acentuamos o design e realçamos sua cor, criamos um contraste com a pele… isso nos ajuda a criar o equilíbrio entre as outras partes do rosto”, diz à coluna Claudia Meireles.

sobrancelha maquiagem
Maquiar as sobrancelhas realça o olhar

Para a expert, nossas sobrancelhas são “a moldura do olhar”, além de serem responsáveis pela harmonização facial.

Segundo a designer, os pincéis ideais para maquiar sobrancelhas são os chanfrados e os de delineador em gel, como também será necessário o uso da escovinha para pentear os pelos e espalhar o produto para deixar o efeito da make mais natural.

maquiagem sobrancelha
A escovinha para pentear os pelos também espalha o produto para deixar o efeito da make mais natural

Em pessoas com pelos mais escuros e densos, a maquiadora limpa os fios com cotonete molhado para retirar os produtos que estão sobre o pelo e evita carregar muito na maquiagem. “Faço uma leve marcação para não deixar o olhar pesado”, explica.

Por outro lado, em mulheres com fios claros, Nadia aposta em sombras, pastas ou lápis com cores próximas ao fio da cliente ou um pouco mais escuro, desde que sejam tons acinzentados para ficar o mais natural possível.

dicas de maquiagem com nadia el chariti
Em mulheres com fios claros, Nadia aposta em sombras, pastas ou lápis com cores próximas ao fio da cliente ou um pouco mais escuro

Entretanto, vale ressaltar que pastas e lápis, ou qualquer produto cremoso, não são recomendados para o dia a dia. Nadia conta que essa frequência causa quedas. “A melhor opção para usar diariamente é a sombra, que não gruda na pele, nem cobre os poros”, enfatiza.

Outro alerta comentado pela designer é o lápis 6B, que por um tempo ganhou as penteadeiras das mulheres para preencher as falhas, mas que, segundo ela, são tóxicas para a pele. “A cor dele é bonita e natural, mas devemos substituir pelo lápis dermatográfico, que é muito usado para marcações de micropigmentação”, cita.

Lápis dermatográficos
Lápis dermatográficos

Para finalizar, a dica é usar máscara própria para sobrancelhas com ou sem cor. A maquiadora indica as marcas Hot Makeup, Benefit e Anastasia Beverly Hills.

maquiagem sobrancelha
Para finalizar, a dica é usar máscara própria para sobrancelhas com ou sem cor

Nadia El Chariti carrega na paleta dois tons para todas as cores de sobrancelhas, com exceção das ruivas, que possuem o próprio tom avermelhado. São essas cores o marrom escuro acinzentado e um bem claro acinzentado. Para tons médios, a maquiadora ensina que basta misturar as tonalidades ou usar o mais escuro com a mão bem leve.

Como posso definir a cor certa para a minha sobrancelha?

De acordo com a profissional, se a sobrancelha for escura e grossa, opte pelo marrom escuro. Caso ela seja fina e mais clara, vá pela cor mais clara. Mas atenção!

“Cuidado para não pesar muito a mão com excesso de produto e na cor, caso a pessoa tenha as sobrancelhas escuras e o cabelo muito claro”, alerta Nadia.

Práticas que eu devo eliminar na hora da maquiagem

Segundo a especialista, os erros mais comuns na hora de preencher nossas sobrancelhas são:

  • Errar o desenho (fazer um lado diferente do outro ou fazer um desenho inapropriado para o formato do rosto, sem levar em consideração a simetria e harmonização facial);
  • Errar na escolha da cor em relação à própria sobrancelha ou em relação à harmonia com o cabelo;
  • Pesar a mão na hora de passar produtos e deixar o resultado artificial;
  • Não levar em consideração a hora do dia e o tipo de maquiagem, como também o estilo pessoal;
Como acertar no formato das minhas sobrancelhas?

Nadia El Chariti sugere que, no momento da maquiagem, é válido definir uma linha inferior aos pelos e deixar a sombra ir clareando com efeito degrade até a linha superior. Além disso, ela recomenda deixar o canto interno sempre mais claro que o externo. “Faça um degrade de claro, médio e escuro. Isso deixa a sobrancelha com aspecto de naturalidade”, esclarece.

Outra dica é aplicar corretivo aos poucos embaixo das sobrancelhas para iluminar. “Isso contrasta com a maquiagem e destaca a região”, fala.

maquiagem sobrancelha
Aplique com um pincel corretivo aos poucos embaixo das sobrancelhas para iluminar

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias