metropoles.com

Saiba quem é o megaempresário descendente de Napoleão Bonaparte

Como Napoleão não tem descendentes diretos legítimos, Jean-Christophe é o atual chefe disputado da Casa Imperial da França

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Napoleão Bonaparte e Jean-Christophe Napoleão Bonaparte
1 de 1 Napoleão Bonaparte e Jean-Christophe Napoleão Bonaparte - Foto: Getty Images

O aguardado filme Napoleão, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Joaquin Phoenix, chegou aos cinemas brasileiros no último dia 23. O longa aborda a trajetória de um dos principais generais da Revolução Francesa e imperador da França, Napoleão Bonaparte, considerado uma importante figura histórica do final do século 18 e início do século 19.

Conforme a Coluna Claudia Meireles antecipou, a trama oferece um olhar original e pessoal sobre as origens do líder militar francês, algumas batalhas, golpes e sua implacável ascensão ao poder, por meio de sua relação, muitas vezes volátil, com sua esposa e verdadeiro amor, Josephine, interpretada por Vanessa Kirby.

No entanto, por mais que o longa-metragem tente narrar as famosas batalhas de Napoleão e toda sua jornada ao poder com a maior veracidade possível, o roteirista tem a licença poética de acrescentar alguns fatos para construir uma história envolvente, intensa e, muitas vezes, impactante. Descubra aqui.

Embora, atualmente, não exista um imperador ou monarca reinante na França, ainda há descendentes da Casa de Bonaparte. De acordo com a revista Tatler, Jean-Christophe Napoleão Bonaparte, de 37 anos, é o tatara-tatara-sobrinho de Napoleão I, graças ao irmão mais novo do imperador, Jérôme, rei da Vestfália.

Como Napoleão não tem descendentes diretos legítimos, Jean-Christophe é o atual chefe disputado da Casa Imperial da França e herdeiro de Napoleão Bonaparte.

O rapaz também tem ligações com a própria casa real que o imperador, nascido na Córsega, ajudou a derrubar, como descendente do rei Luís XIV da França (1643 a 1715) por parte de mãe. Ele ainda é parente de Leopoldo II da Bélgica; Guilherme IV, príncipe de Orange; Carlos III da Espanha; Frederico Guilherme I da Prússia e Jorge II da Grã-Bretanha —  por meio de sua bisavó, a princesa Clémentina da Bélgica.

Príncipe Jean-Christophe Napoleon
Príncipe Jean-Christophe Napoleon

Devido ao parentesco com Clémentine, Jean-Christophe também tem laços com Luís Filipe I, o último rei a governar oficialmente a França. Sem contar que seu tataravô foi o príncipe Napoleão Bonaparte, primo do imperador Napoleão III (o último monarca da França da Casa de Bonaparte, no Segundo Império Francês).

Jean-Christophe tornou-se chefe da extinta Casa Imperial da França aos 11 anos, depois que seu avô, Louis, o príncipe Napoleão (pretendente ao trono imperial da França), disse em seu testamento que almejava que a sucessão passasse por cima de seu filho, o príncipe Carlos Napoleão.

Princesa Olympia Napoleon e o príncipe Jean-Christophe Napoleon
Princesa Olympia Napoleon e o príncipe Jean-Christophe Napoleon

Segundo o site Independent, Louis Napoleão desaprovou o fato de o seu filho mais velho ter se divorciado e casado novamente sem a sua permissão. “Ele também detestava as suas opiniões políticas, que eram, como ele admitiu, ‘republicanas e democráticas”, relatou o veículo, em 1997.

Entretanto, o pai de Jean-Christophe foi mencionado no livro de Nicolas Enache de 1999 (sobre os descendentes de Maria Teresa de Habsburgo) que “nunca haverá conflito” entre Carlos e seu filho sobre o assunto.

Megaempresário

Filho de Carlos Napoleão e da princesa Béatrice de Bourbon des Deux-Siciles, Jean-Christophe nasceu em Saint-Raphael, na Côte d’Azur. Ele passou a infância na França e fez um MBA na Harvard Business School, entre 2015 e 2017.

O descendente de Napoleão já atuou como analista de banco de investimento no Morgan Stanley, em Nova York, e associado de private equity na Advent International e no The Blackstone Group, em Londres, antes de se tornar diretor de private equity da Blackstone.

Em 2022, cofundou a Leon Capital, uma boutique de private equity que faz parceria com empresas europeias de serviços habilitados para tecnologia.

Casamento com Olympia von und zu Arco-Zinnerberg

Em 2019, Jean-Christophe subiu ao altar com a condessa Olympia von und zu Arco-Zinnerberg, descendente de Napoleão e bisneta de Carlos I da Áustria. Este último tem laços com a segunda esposa do imperador, a arquiduquesa Marie-Louise da Áustria.

Jean-Christophe e Olympia von und zu Arco-Zinnerberg se casam em 2019
Jean-Christophe e Olympia von und zu Arco-Zinnerberg se casam em 2019

O “casamento dos sonhos” ocorreu na emblemática Catedral de Saint-Louis des Invalides, em Paris. Integrantes da alta sociedade marcaram presença, inclusive a princesa Beatrice e Edoardo Mapelli Mozzi, como também Pavlos, o príncipe herdeiro da Grécia; e a princesa Maria-Olympia da Grécia.

Princesa Beatrice de York e Edoardo Mapelli Mozzi no casamento de Jean-Christophe e Olympia von und zu Arco-Zinnerberg em 2019
Princesa Beatrice de York e Edoardo Mapelli Mozzi no casamento de Jean-Christophe e Olympia von und zu Arco-Zinnerberg em 2019

A celebração foi seguida de um grandioso baile no Château de Fontainebleau, que, anteriormente, serviu como residência dos monarcas franceses.

Às vezes chamado de príncipe e princesa Napoléon, o casal tem um filho, Louis Charles Riprand Victor Jérôme Marie Napoléon, que completará um aninho em dezembro.

Evento de estreia do filme Napoleão

Acompanhado da esposa, o descendente de Bonaparte compareceu ao tapete vermelho da estreia do filme no Reino Unido, na semana passada, no Odeon Luxe, em Leicester Square.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações