Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Renata La Porta ensina duas receitas para trazer sorte em 2020

A chef escolheu dois ingredientes conhecidos por trazer dinheiro e amor para compor receitas com o seu toque especial

atualizado 28/12/2019 10:20

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Réveillon é tempo de agradecer pelas conquistas do ano que passou, deixar as mágoas no passado e mentalizar bons pensamentos para os próximos meses. Vale tudo para dar uma turbinada nos desejos de 2020: simpatias, pular sete ondinhas e preparar receitas com ingredientes diferenciados, conhecidos por atrair boas-novas em todas as áreas da vida.

A premiada chef Renata La Porta revelou que suas maiores tradições para o dia 31 de dezembro são mentalizar bons pensamentos e degustar comidinhas que dão sorte e fartura. Romã, uva e lentilha estão na lista.

Por isso, ela sugere duas receitas para a noite de Ano-Novo especialmente para a Coluna Claudia Meireles: o purê de maçã com limão siciliano e azeite trufado e o arroz com lentilhas e crispy de cebola. Confira!

Purê de maçã

A maçã é considerada um elixir para atrair o amor. Nesta versão da chef, o purê da fruta ganha sabores mais cítricos e sofisticados com o limão siciliano e o azeite trufado, que entra representando a abundância.

O prato foi lançado em 2019, depois de muita pesquisa para chegar a um preparo salgado que agradasse aos clientes. O resultado é uma explosão de sabores na boca, que se complementam com o salmão e o pesto de salsa verde.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Ingredientes

5 maçãs vermelhas descascadas e picadas

Suco coado de 2 limões sicilianos

200ml de água mineral ou filtrada

1 pitada de sal refinado ou rosa

1 pitada de noz-moscada ralada

3 colheres de sopa de manteiga sem sal ou ghee

3 colheres de sopa de açúcar refinado

1 colher de sopa de mel de abelha

1 colher de sopa de azeite trufado

 

Modo de preparo

Junte a maçã, a água e o suco de 1 limão em uma travessa e reserve.

Derreta a manteiga em uma frigideira e acrescente a mistura anterior. Deixe cozinhar até amolecer.

Acrescente o açúcar, o mel e os temperos (sal e noz-moscada). Cozinhe por mais 2min, mexendo bem.

Apague o fogo e acrescente o suco de 1 limão. Para transformar a mistura em um purê, conte com a ajuda de um blender ou liquidificador.

Por fim, acrescente o azeite trufado e sirva quente.

A chef espera que 2020 seja um ano de recuperação para o Brasil. Anseia por um período mais próspero e tranquilo. “Todo mundo sofreu muito com a crise que pegou o país de forma muito forte, tanto a população em geral quanto os empresários”, destacou.

Como mãe, ela deseja também saúde e que seja um ano feliz para o filho, Noah, de 3 anos.

Este ano, o bufê de Renata estará presente em festas particulares de Brasília. Ela passará a virada do Ano-Novo com amigos na casa de Flávia Toledo e, depois, segue para Barra Grande, no sul da Bahia.

Arroz com lentilhas e crispy de cebola

Arroz com lentilhas é um dos pratos mais tradicionais do bufê de Renata e não pode faltar na ceia dela. O formato arredondado do grão, semelhante a moedas, costuma atrair dinheiro.

Neste prato, a lentilha é servida com o arroz, símbolo milenar de abundância e fartura. O crispy de cebola vem para dar crocância ao preparo.

Para a coluna, ela sugeriu o prato com o carré de cordeiro, mas ressalta que também pode ser servido com filé ou pernil de porco – corte mais barato e que o brasileiro adora. “O pernil pode ser deixado marinando por alguns dias e assado em forno bem lento. Fica bastante suculento”, garantiu.

Jacqueline Lisboa/Esp. Metrópoles

Ingredientes para o arroz de lentilha

250g de arroz branco

250g de lentilha

1 litro de água fervente

3 dentes de alho picado

3 colheres de sopa de azeite extra virgem

Sal refinado a gosto

1 pitada de pimenta síria e páprica doce

 

Modo de preparo

Coloque a lentilha em uma panela com água fervente, em fogo médio. Tempere com sal, pimenta e páprica. Tampe a panela e cozinhe por 20min.

Escorra a lentilha, reservando a água do cozimento.

Depois de refogar bem o alho no azeite e o arroz, tempere com sal, acrescente a água do cozimento da lentilha, tampe a panela e cozinhe por mais 15min.

Por fim, misture o arroz com a lentilha e reserve.

 

Ingredientes para crispy de cebola

2 cebolas grandes

500g de farinha de trigo

Sal refinado a gosto

Óleo para fritar

 

Modo de preparo

Com uma faca afiada, corte as cebolas em fatias bem finas e seque bem com um papel absorvente.

Coloque a farinha de trigo e sal a gosto em uma tigela e passe as fatias de cebola nessa mistura. Retire o excesso de farinha de trigo e triture as fatias em óleo quente até dourar.

Retire o preparo do óleo com a ajuda de uma escumadeira e coloque-o em papel absorvente.

Uvas verdes no espumante

Dizem os mais supersticiosos que comer 12 uvas verdes à meia-noite – uma para cada badalada do relógio – traz prosperidade e sorte para os próximos 12 meses.

Renata dá a dica para quem vai aderir à tradição: congele as uvas sem o talo e coloque-as dentro da taça de espumante. “Você toma o espumante geladinho e depois come as uvas.”

 

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias