metropoles.com

Metrópoles Fashion & Design agitará o Museu Nacional da República

O evento gratuito, realizado pela Coluna Ilca Maria Estevão, vem com a premissa de dar visibilidade a talentos brasilienses

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Foto colorida do Museu da República em Brasília - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida do Museu da República em Brasília - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Coluna Claudia Meireles tem um convite irresistível para te fazer: nos dias 5 e 6 de outubro (quarta e quinta-feira, respectivamente), o Museu Nacional da República receberá o Metrópoles Fashion & Design. O evento gratuito, realizado pela Coluna Ilca Maria Estevão, nasce como um desdobramento da série Moda Brasília que, toda semana, apresenta marcas, designers e etiquetas locais, a fim de dar ênfase à moda criada no Distrito Federal e no Centro-Oeste.

Com a premissa de aumentar a visibilidade desses talentos brasilienses, o #MFD Festival ainda irá oferecer experiências culturais e gastronômicas, incluindo expoentes do grafite, cantores, bandas e DJs.

Conforme anunciou a coluna no portal Metrópoles, há todo um porquê da escolha do Museu Nacional para ceder o projeto. “O local é um símbolo da criatividade arquitetônica que deu vida a Brasília. Com o evento, o espaço será ponto de encontro entre passado, presente e futuro ao reunir nomes do Distrito Federal que têm se destacado em suas respectivas áreas”, informa.

Giphy/Metrópoles Fashion & Design/Divulgação

Empresas de moda

Mais de 20 marcas fundadas na cidade participarão da programação prevista para os dois dias de evento. Para impulsionar o trabalho autoral dessas empresas, o espaço receberá estandes com uma seleção de itens disponíveis. Com o objetivo de apresentar a nova safra de talentos da capital, o festival elencou marcas com estilos distintos, mas igualmente criativas.

Homem corre usando look de streewear com plástico ao fundo
Off Shadow
Modelos usam vestidos longos com mangas bufantes. Um é laranja e o outro é branco, da marca Lucila Pena
Lucila Pena
Campanha da marca Babalong com looks estampados
Babalong
Modelos usam looks preto e branco de sportswear
Safe Woman

São elas:

  • Abi Project;
  • Babalong;
  • Cabaré Amazônico;
  • Dane-se;
  • Dedim;
  • Diáspora 009;
  • Hylo Cartis Studio;
  • Kolm Collective;
  • Letícia Gonzaga;
  • Lucila Pena;
  • Miwa;
  • Off Shadow;
  • Pitayah;
  • Safe Woman;
  • Sinna Lab;
  • Trela;
  • Tamã;
  • Thaís Fread;
  • Verdurão Camisetas.
Duas mulheres brancas, com cabelos escuros, posando para foto em fundo vermelho. Elas usam roupas pretas e joias douradas
Abi Project
Em frente a cobogós, mulher com tranças no cabelo usa acessórios coloridos
Dedim by Simone Souza

Design

Como o nome do projeto já antecipa, o #MFD Festival abordará o design no sentido mais amplo. Por isso, arquitetura, desenho industrial, móveis e decoração também farão parte da programação.

As peças serão expostas no local, e os profissionais participantes terão a chance de conferir itens de mobiliário e verdadeiras obras de arte. Esculturas, cadeiras, bancos, mesas, luminárias, cabideiros e castiçais estão entre os produtos exibidos.

Samuel Lamas sentado em banco de madeira
Lamas Design (Samuel Lamas)

As marcas e os designers convidados são: Lamas Design (Samuel Lamas), Felipe Zorzeto, Ateliê Sumaúma (Larissa do Vale), Jader Rodrigues, Moderno (Raquel Chaves), Danilo Vale e Marcelo Bilac.

Jader Rodrigues com bancos de madeira
Jader Rodrigues

Cultura

Estarão presentes no Metrópoles Fashion & Design artistas de diferentes gêneros e áreas, como grafite, dança e poesia. Já a trilha sonora contará com line-up eclético: uma transição pelo rock, MPB, instrumental, reggae, forró, funk, trap e eletrônico.

Gastronomia? Também tem! Do lado de fora do museu, diversas opções de comida e drinques estarão disponíveis para o público.

Os grafiteiros Camilla Siren e Gurulino (personagem criado por Pedro Sangeon) e a muralista Brixx Furtado participarão do primeiro dia de evento, ocasião em que customizarão produtos. Já no dia 6, eles farão uma live painting na área externa.

artista pedro sangeon segura obra com ilustração psicodélica colorida
Pedro Sangeon é o artista por trás de Gurulino, personagem que estampa ruas e painéis do DF
Mulher branca e jovem, de cabelo curto preto, posando para foto em estúdio de artes. A artista veste uma túnica preta e está sentada em um sofá verde
Animais e plantas aparecem em traços inventivos e origianais nas obras de Brixx Furtado, que trabalha com diferentes suportes como murais e telas

A escritora e compositora Tatiana Nascimento vai recitar algumas de suas poesias no #MFD Festival, enquanto os Mirabolantes, que há mais de 15 anos têm como proposta um circo contemporâneo, darão um show artístico. Ainda, a Mutum, companhia de street dance de Brasília, preparou uma performance especial para o segundo dia de atividades.

Na quarta-feira (5/10), os visitantes poderão conferir shows da dupla Paula Torelly & Pina; da cantora Gaivota Naves; e da banda Lâmina. Já na quinta (6/10), as atrações musicais serão abertas com a banda Surf Sessions, seguida da Forró Red Light e o cantor Totô de Babalong, nova promessa da cidade.

Foto do palco de uma festa em que é possível ver duas mulheres brancas, jovens, tocando instrumentos. A primeira toca um saxofone e a segunda mexe em picapes de DJs
A produção musical e o beatmaking de Paula Torelly e o saxofone de PINA são algumas das atrações 

A banda Lâmina retorna no dia 6 com muito rock nacional – uma homenagem à capital do gênero no país. Na sequência, apresentam-se o grupo Maria e o Vento, Joe Silhueta e Confronto Soundsystem também subirão ao palco.

Os DJs, por sua vez, foram escalados para para manter a energia lá em cima entre as trocas de bandas. Mas, além da parte externa, eles também mostrarão seus sets dentro do Museu Nacional. Na quarta (5/10), a partir das 17h, tocam os DJs Sony, Ops, Chicco Aquino e Camila Jun e DJ A.

Já na quinta-feira, assumem as picapes o Coletivo Índios, Bruna Carone e Julia Roseo, Ella Nasserr, Maraskin, Ana Chris, DJ Maffra, Alex Vidigal, Karla Testa, Ogunda-o, Tiago Pezao, Spotrem e Umiranda. A programação tem início às 11h e vai até 23h.

Homem jovem e negro, de cabelo raspado, tocando como DJ durante uma festa. Ele usa uma camiseta lisa e básica azul e um óculos escuro de armação branca
Mineiro radicado em Brasília, Umiranda faz um set que mistura ícones do Hip Hop, R&B, Trap, Afrobeat e brasilidades
Mulher branca e ruiva, de cabelos longos cacheados, posando para foto em uma mesa de DJ durante uma festa
Karla Testa se divide como DJ, cantora, produtora e artista performática. Música brasileira e house music são suas principais influências

Interações

Durante os dois dias, a imersão coletiva no universo da moda e da criação proporcionará premiações e rodas de conversa abertas ao público. Ao todo, serão nove painéis. Entre os temas abordados, estarão sustentabilidade, brechós e upcyling; empreendedorismo e marketing; ancestralidade têxtil; processo criativo e técnicas manuais; registros e patentes de marcas; assim como metaverso e NFTs. Cada talk durará em média uma hora.

A curadoria dos debates é assinada por Rafaella Lacerda, designer, professora e pesquisadora sobre moda inclusiva, funcional e regenerativa. Entusiasta da tecnologia e do desenvolvimento de materiais têxteis inovadores, a brasiliense é docente no curso de graduação do Centro Universitário Iesb desde 2016. Ela também participará de alguns painéis no #MFD Festival.

Rafaella Lacerda
A curadoria dos talks é assinada pela pesquisadora e professora de moda Rafaella Lacerda

 

A lista de mediadores e palestrantes reúne profissionais renomados e com experiência no mercado fashion e em outras áreas interligadas. Estão entre os confirmados Romilda Gomes, Gisele Barrozo, Rachel Smidt, Chris Corcino, Ana Paula Caldas, Carola Pertence, Sarah Tolentino, Lia Maria, Cléber Oliveira, Daisy Barros, Letícia Soares, Serginho Calado, Heloísa Rocha, Rachel Bessa, Fernanda Veras, Simone Souza, Bárbara Cardelino, Carolina Vianna e Gabriel Girão.

Prêmios

O público também poderá concorrer a sorteios de prêmios imperdíveis. Entre as oportunidades, estão cursos sobre o direito da moda no metaverso; de marcenaria, pelo Galpão Salomé; de designer gráfico completo, com o foco em Photoshop, Ilustrador, InDesign e Adobe Portfólio. Além disso, serão entregues dois vale-presentes e curso de consultoria de imagem com Paula Martins.

Clique aqui para concorrer a prêmios imperdíveis no Metrópoles Fashion & Design

Eles serão sorteados durante a programação do evento. Os vencedores poderão retirar em até dois dias úteis.

Produção: Limonada Project
Identidade visual: Jean Matos

Serviço
Metrópoles Fashion & Design
No Museu Nacional da República
Em 5 e 6 de outubro
Aberto ao público
Entrada gratuita

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?