metropoles.com

Mesa do arquiteto brasiliense Samuel Lamas ganha premiação global

É a única peça brasileira entre as 58 premiadas pelo Prize Designs for Modern Furniture + Lightning 2022

atualizado

Compartilhar notícia

Diego Bressani/Imagem cedida ao Metrópoles
Arquiteto Samuel Lamas com a mesa de centro Frame
1 de 1 Arquiteto Samuel Lamas com a mesa de centro Frame - Foto: Diego Bressani/Imagem cedida ao Metrópoles

De Brasília para o mundo! A mesa de centro Frame, da Lamas Design, empresa capitaneada pelo arquiteto brasiliense Samuel Lamas, venceu a premiação global Prize Designs for Modern Furniture + Lightning 2022. Essa é a única peça brasileira entre as 58 premiadas.

Produzida pela Studio Mais Móveis, a mesa vitrine em aço carbono e vidro incolor é resultado de um exercício de minimalismo. “Com DNA quadrado, todos seus elementos estruturais são indispensáveis para a estabilidade da peça. Os apoios em forma de escada são conectados por uma moldura que estabiliza o sistema e enfatiza o objeto eventualmente exposto no plano de vidro inferior”, descreve Lamas.

mesa de centro Frame
Mesa de centro Frame
Produzido pela Studio Mais Móveis, a mesa vitrine em aço carbono e vidro incolor é resultado de um exercício de minimalismo
Produzida pela Studio Mais Móveis, a mesa vitrine em aço carbono e vidro incolor é resultado de um exercício de minimalismo

Originalmente fundada pelo Museu de Arte Moderna (MoMA) em 1949, com curadoria de Edgar Kaufmann Jr, a Prize Designs for Modern Furniture + Lightning é relançada sete décadas depois pelo Global Design News e Chicago Athenaeum: Museu de Arquitetura e Design.

Para 2022, o Global Design News recebeu um número recorde de submissões dos principais fabricantes do mundo e empresas de design de mais de 40 países.

O júri composto por Kenneth P. Baker (Gensler), Carsten Fischer (Henning Larsen Architects), Francine Houben (Mecanoo Architecten) e Christoph Ingenhoven (Ingenhoven Architects) premiou os mais recentes móveis e luminárias de ponta de 24 países.

A seleção inclui peças desenhadas por nomes proeminentes do mundo do design, como Marcel Wanders, Ricardo Bofill, Martin Oberhauser e Dean Norton. Todos os produtos reconhecidos passam a fazer parte do acervo permanente do Museu e serão publicados no livro New Modern Furniture + Lighting 2022.

No dia 30 de setembro, a Global Design News e o Chicago Athenaeum prepararam uma apresentação formal da premiação com um jantar de gala com vista para Acrópoles em Atenas, na Grécia. Nesta mesma data, abre a exposição das peças reconhecidas no European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies em Atenas. A exposição segue até 23 de outubro.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia