metropoles.com

Médicos elegem o melhor alimento contra o envelhecimento do cérebro

O neurofisiologista Raphael Wald e a médica expert em prevenção do Alzheimer Annie Fenn recomendaram comer um alimento bom para o cérebro

atualizado

Compartilhar notícia

Svetlana_nsk/Getty Images
Foto colorida de cérebro desenhado e rodeado de alimentos, como maçã, ovo, uva, cúrcuma, abacate, salmão e banana - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de cérebro desenhado e rodeado de alimentos, como maçã, ovo, uva, cúrcuma, abacate, salmão e banana - Metrópoles - Foto: Svetlana_nsk/Getty Images

Quando se trata de adotar medidas comprovadas para ajudar o funcionamento do cérebro e prevenir doenças neurodegenerativas e o declínio mental, vale ficar atento às orientações dadas por médicos e especialistas no assunto. Experts dos Estados Unidos aconselharam comer um alimento benéfico ao principal órgão do sistema nervoso.

De acordo com o neurofisiologista Raphael Wald e a médica especialista em prevenção do Alzheimer Annie Fenn, as nozes ocupam o topo do rol de melhores alimentos para beneficiar o cérebro por conta da “quantidade de nutrientes e gorduras saudáveis”. “As nozes até parecem pequenos cérebros, o que torna fácil lembrar que são neuroprotetoras”, frisou a expert.

Foto colorida de desenho de cérebro com nozes dentro - Metrópoles
As nozes tem nutrientes que previnem o envelhecimento do cérebro

As nozes são ricas em gorduras poli-insaturadas e monoinsaturadas. Segundo Annie Fenn, o alimento apresenta alto teor dos antioxidantes polifenois e vitamina E, substâncias consideradas boas para a saúde do órgão do sistema nervoso.

“Esses nutrientes são importantes para bloquear a inflamação que envelhece prematuramente o cérebro”, detalhou a médica.

A especialista em prevenção do Alzheimer relatou que um estudo de 2022 mostrou que incluir uma porção extra de nozes à dieta mediterrânea funcionou como uma estratégia de aumento do teor de polifenois. Na pesquisa, os cientistas perceberam o ganho de volume cerebral em quem passou a ingerir o alimento.

Foto colorida de nozes - Metrópoles
Os médicos sugeriram o consumo de nozes, mas sem sal

A dupla de médicos dos Estados Unidos comentou que as nozes trazem compostos que ajudam a controlar os níveis de colesterol e de açúcar no sangue, também previnem doenças cardíacas. O combo de benefícios provenientes do consumo diário do alimento funciona de forma a melhorar a saúde do cérebro.

“Isso ocorre porque a saúde cardíaca e vascular permite que o corpo forneça mais facilmente ao cérebro os nutrientes e o oxigênio necessários para prosperar”, garantiu Wald, neurologista do Baptist Marcus Neuroscience Institute, nos Estados Unidos. A dupla de especialistas recomendou comer nozes sem sal por ter menor quantidade de sódio.

Imagem colorida mostra um cérebro e vários papéis coloridos colados nele - Metrópoles
O alimento engloba compostos que previnem o envelhecimento do órgão

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?