Nessa quarta-feira (23/4), o Congresso Nacional, em Brasília, cedeu o espaço do Salão Negro para a exposição J. Borges: Poesia e Arte, que ficará aberta para visitação até 14 de maio. A abertura da mostra, que homenageia o saudoso artista pernambucano, contou com a presença de autoridades e convidados.
Com curadoria de Romildo Gastão, a exposição conta com xilogravuras, matrizes e folhetos de cordel, que pertencem a colecionadores, ao Memorial J. Borges, à própria família do artista e a Romildo Gastão. As quase 70 obras do mestre da xilografia e do cordel foram divididas em três temas: religiosidade, sertão e cotidiano.
De acordo com Romildo Gastão, a princípio, a proposta da mostra era celebrar os 90 anos de J. Borges, que ele completaria em dezembro de 2024. No entanto, o artista faleceu no meio do processo. “Essa é a primeira exposição que é feita após a morte dele e adquiriu um caráter de homenagem”, diz à coluna Claudia Meireles.
“J. Borges tinha uma relação de amor com Brasília. Essa cidade prestigiava, admirava e gostava dele. Então, mesmo com dificuldades de locomoção, ele falou que viria apresentar a exposição”, lembra o curador.
Gustavo Lucena/MetrópolesRomildo Gastão em discurso
O projeto também foi impulsionado pelo filho do artista, Jorge Borges. Em conversa com a coluna Claudia Meireles, o herdeiro afirmou que, apesar da responsabilidade de cuidar do grandioso legado do pai ser grande, é um orgulho para ele.
“Divulgar ainda mais o que ele era após meu pai ter morrido é importante para não deixar o nome dele morrer. Trabalho nisso, promovendo exposições e contando as histórias dele em entrevistas e palestras”, destaca Jorge Borges.
Abertura prestigiada
A abertura contou com a presença de deputados federais, como Carlos Veras, Túlio Gadêlha e Guilherme Uchoa Júnior. Representando Pernambuco, a secretária de Cultura do estado, Cacau de Paula, e a prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino, prestigiaram a abertura.
Além da cerimônia, o evento contou com um coquetel repleto de delícias nordestinas, elaboradas pelo buffet Taioba. Entre as opções, estavam cuscuz com carne seca, dadinho de tapioca, bolo de rolo, beijinho e salgados típicos. Para deixar a recepção animada, o grupo Choro de Lei se apresentou na abertura da mostra.
4 imagens
1 de 4
Cuscuz com carne seca
Gustavo Lucena/Metrópoles
2 de 4
Bolo de rolo
Gustavo Lucena/Metrópoles
3 de 4
Salgados típicos do Nordeste
Gustavo Lucena/Metrópoles
4 de 4
Espumante servido durante a exposição
Gustavo Lucena/Metrópoles
Veja os highlights do evento:
Confira os cliques de Gustavo Lucena:
Gustavo Lucena/MetrópolesPrefeita de Bezzerros, Lucielle Laurentino; e Pablo Borges Gustavo Lucena/MetrópolesVasco Azevedo e Romildo Gastão Gustavo Lucena/MetrópolesMinistro do Trabalho, Luiz Marinho; e Rinaldo Luiz Gustavo Lucena/MetrópolesDeputado federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB-PE); deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); deputado federal Túlio Gadêlha (Rede-PE); deputado federal Carlos Veras (PT-PE); e o deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD-PE) Gustavo Lucena/MetrópolesDeputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT – BA); prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; Pablo Borges; e a secretária de Cultura do Pernambuco, Cacau de Paula Gustavo Lucena/MetrópolesDeputado federal Sostenes Cavalcante (PL-RJ); deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); e Rhafanny Vasconcelos Gustavo Lucena/MetrópolesPrefeito de Ourolândia, Zé do Povo; João Moto; vereador de Bezerros, Adé Motos; vereadora de Bezerros, Tatai; deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD-PE); prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; deputado federal Felix Mendonça Júnior (PDT-BA); Pablo Borges; secretária de Cultura do Pernambuco, Cacau de Paula; Carlos Eduardo e Rinaldo Luiz Gustavo Lucena/MetrópolesDeputado Federal Augusto Coutinho (Republicanos- PE); prefeito de Ourolândia, Zé do Povo; prefeita de Bezerros, Lucielle Laurentino; deputado federal Felix Mendonça Júnior; e o deputado estadual Joãozinho Tenório (PRD – PE) Gustavo Lucena/MetrópolesSenadora Teresa Leitão (PT-PE) e Clauber Lopes Gustavo Lucena/MetrópolesJosé Rosildete Oliveira e Onice Moraes Gustavo Lucena/MetrópolesDeputado Federal Guilherme Uchoa Júnior (PSB-PE) Gustavo Lucena/MetrópolesVereadores de São João do Araguaia, Cláudio Divino e Ronaldo Gavião Gustavo Lucena/MetrópolesVereadores de São João do Araguaia Bene do Luizão e Sebastião Merces Gustavo Lucena/MetrópolesAli Reza Mirjalili e Sayid Tenório Gustavo Lucena/MetrópolesBeatriz Valença Gustavo Lucena/MetrópolesMara Nunes, Paulo Niemeier, Cauê Nunes, Dulce Schunck e Janice Affonso Gustavo Lucena/MetrópolesGileno Gomes e Isaac Pinheiro Gustavo Lucena/MetrópolesKeila Beatriz Gustavo Lucena/MetrópolesPaulo Melo, Tarciso Viriato e Ana Lucia Valente Gustavo Lucena/MetrópolesFernanda Damiani Gustavo Lucena/MetrópolesAllard van der Ven e Leomar Rodrigues Gustavo Lucena/MetrópolesDarlan Rosa e Mauro Di Deus Gustavo Lucena/MetrópolesCláudia Brisolla, Clauber Diniz e Maira Brito Gustavo Lucena/MetrópolesVereador de Jupi Jeffeton Monteiro e Luana Chagas Gustavo Lucena/MetrópolesVera Morgado Gustavo Lucena/MetrópolesFlauzino Antunes e Almir Cezar Gustavo Lucena/MetrópolesLuciana Campos Gustavo Lucena/MetrópolesDébora Amaral Gustavo Lucena/MetrópolesLauane da Silva Sousa e Rafael Botelho Pereira Gustavo Lucena/MetrópolesCida Carvalho e Olga Matos Gustavo Lucena/MetrópolesRilter e Ravi Nascimento Gustavo Lucena/MetrópolesGrupo Musical Choro de Lei