Iogurte reduz risco de diabetes tipo 2, segundo Agência Americana
Órgão responsável por qualificar alimentos nos EUA, a FDA permitiu que empresas de laticínios divulguem sobre os benefícios do iogurte

A agência responsável por avaliar e qualificar alimentos associados à saúde nos Estados Unidos, a FDA (Food and Drug Administration) anunciou que empresas de laticínios podem divulgar que consumo de iogurte reduz o risco do desenvolvimento de diabetes tipo 2. A decisão foi divulgada no dia primeiro de março.
De acordo com o órgão que cumpre um papel similar ao da Anvisa no Brasil, os rótulos, agora, podem ter a especificação de que comer pelo menos 2 xícaras (3 porções) de iogurte por semana pode reduzir o risco da doença que impede o corpo de produzir insulina de forma adequada.

A afirmação foi feita pela FDA, após a empresa Danone North America enviar um petição pedindo permissão para promover o benefício nos rótulos de seus produtos.
Para conseguir associar um alimento aos impactos positivos à saúde, a Danone teve de passar por um processo de validação bastante rigoroso. De acordo com o site Very Well Helath, para atender ao pedido da marca de iogurtes mundialmente famosa, a FDA revisitou 28 pesquisas sobre o tema.
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles
Dentre as pesquisas, um estudo da BMC de 2014, por exempl0, já indicava uma série de benefícios associados ao consumo de laticínio. Entre eles, que o alto teor de cálcio, magnésio, vitamina D, proteína de soro de leite e ácidos graxos específicos presentes no iogurte eram fundamentais no combate à doença crônica.
Depois de analisar os dados, o órgão verificou a existência de evidência científica para assegurar a alegação de saúde qualificada. Apesar dos dados serem confiáveis, o órgão também advertiu que a decisão não cumpre a norma mais rigorosa de “acordo científico significativo”.
Apesar de ter encontrado dados que apoiassem a tese, a agência diz também que elas são “evidências científicas limitadas”. Ou seja, a FDA concedeu às empresas uma alegação de saúde qualificada que são baseadas em evidências emergentes.
Em entrevista para a Very Well Helath, a nutricionista Mary Ellen Phipps, MPH, RDN alertou que não é comendo iogurte que as pessoas vão se livrar do problema de diabetes. “Um dos maiores contribuintes para o risco de diabetes tipo 2 é o histórico familiar ”, contou.
A especialista alerta que é preciso ter atenção ao escolher o tipo de iogurte. “A nova alegação de saúde qualificada se aplica a todos os iogurtes que atendem aos padrões de identidade da FDA, bem como aos seus requisitos gerais de nutrientes para alegações de saúde em geral”.
Ainda segundo o site, a FDA propôs como padrão de iogurte, os produtos lácteo feito pela fermentação do leite. O órgão não especificou as características que devem ser evitadas ao escolher um iogurte.
Além dos iogurtes
O site a Very Well Helath também comenta sobre outras formas de evitar a diabetes tipo 2. A publicação listra três tipos de dietas capazes de manter os níveis saudáveis de açúcar no sangue:

Dieta Mediterrânea
A dieta mediterrânea é baseada no consumo de vegetais, alimentos minimamente processados e quantidade moderada de peixes, aves e ovos. Ao aderir esses alimentos à rotina, o site conta que há uma melhora significativa nos níveis de glicose em jejum.
Dieta Paleo
Segundo o Very Well Helath, a dieta Paleo é livre de açúcar, laticínios e alimentos processados. Por ser uma dieta naturalmente baixa em carboidratos, a alternativa se torna muito eficaz para pessoas que possuem diabetes ou estão com risco de desenvolver a doença.
Dieta vegana/vegetaria
Optar por uma dieta vegetariana ou vegana pode diminuir a resistência à insulina em pessoas com diabetes tipo 2. Mas de acordo com a publicação, quem optar por substituir as carnes e laticínios devem priorizar a ingestão de legumes ricos em fibras, nozes e gorduras vegetais saudáveis, como o abacate, para garantir um equilíbrio nutricional adequado.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.





