Este é um espaço para celebrar a vida e as pessoas. Viaje comigo nesta aventura!

Influencer Carol Celico indica 5 livros favoritos sobre lições de vida

Ela lê diariamente para adquirir conhecimento e exercitar o pensamento crítico e a capacidade de refletir sobre conflitos diários

atualizado 02/07/2021 13:22

Carol Celico@cacelico

Um dos lados bons de ser trabalhar (e ter visibilidade) nas mídias sociais é o poder de influenciar. Quando nos referimos a bons hábitos e práticas que nos transformam como pessoa e, consequentemente, melhoram o ambiente ao redor, vale apostar ainda mais nos nomes que brilham nas plataformas e na persuasão de seu público-alvo.

Carol Celico é um deles. Recentemente, ela tem difundido uma atividade que deve estar presente em nossa rotina com mais constância, que é ler. A boa notícia é que, conforme o Metrópoles noticiou em abril deste ano, de acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, plataformas que reúnem livrarias e sebos viram seu movimento crescer em 50% apenas em abril de 2020. E dados demonstram que a leitura se disseminou por todos os formatos: os e-books, livros digitais, alcançaram o dobro das vendas durante a pandemia, segundo dados divulgados pela Bookwire Brasil.

A prática está diretamente ligada ao estímulo da criatividade, ao aprimoramento de conhecimentos, redução do estresse, evolução da escrita e desenvolvimento de pensamento crítico. Isso porque ao decorrer da leitura, é possível criar conexão com a imaginação e visualizar histórias na própria mente. Além disso, ler regularmente estimula a memória, assim como torna possível aprimorar e enriquecer o vocabulário e a capacidade da linguagem e ortografia. Mas como tudo, o hábito de ler requer disciplina, motivação, foco e persistência.

Diante disso, Carol Celico selecionou cinco livros para te ajudar a trilhar nesse caminho surpreendente. Confira:

A Arte da Imperfeição, Brené Brown
Livro A Arte da Imperfeição, Brené Brown
Livro A Arte da Imperfeição, de Brené Brown

Nesta obra, Brené Brown mostra o que precisamos entender sobre a coragem e vulnerabilidade de uma maneira simples e prática.  “A pesquisa feita pela autora em forma de livro passa ainda mais credibilidade!”, conta Celico.

A Lição Final, Randy Pausch
Livro A Lição Final, Randy Pausch
Livro A Lição Final, de Randy Pausch

Diagnosticado com 10 tumores no fígado e pouco tempo de vida, o professor, marido e pai de três crianças pequenas Randy Pausch pensa em como deixar um legado para ajudar na educação dos seus filhos, mesmo depois de sua morte. O autor fez uma palestra de despedida na universidade em que ensinava, dando uma aula sobre a vida. Foi o que deu fruto à obra literária. “Lindo e, sem dúvida, uma grande lição para todos nós!”, opina a influencer.

O Poder da Presença, Amy Cuddy
Livro O Poder da Presença, de Amy Cuddy
Livro O Poder da Presença, de Amy Cuddy

A psicóloga e pesquisadora de Harvard Amy Cuddy revela com experimentos que a transformação da mente começa com uma simples mudança e nos ensina de forma concisa (e técnica) como utilizar os recursos corporais em momentos de medo e de alta pressão, a fim de melhorar nosso desempenho na vida. O assunto é mesclado com histórias pessoais e de outras pessoas, o que torna a experiência mais real e muito humana. “Ela apresenta bem os exemplos para entendermos o que é presença”, informa Celico.

Talento não é tudo, John C. Maxwell
Livro Talento não é tudo, John C. Maxwell
Livro Talento não é tudo, de John C. Maxwell

A obra mostra que o sucesso não depende só de talento e busca revelar do que esse sucesso depende. Os princípios ensinados são baseados em histórias reais com a especial interpretação e complementação de John Maxwell. O livro orienta focar nas nossas habilidades e fortalecê-las cada vez mais.

São inúmeras as citações ou frases de impacto que podem nos acompanhar para toda a vida. “Um dos trechos que mais amo é: ‘A adversidade sempre é a parceria do progresso. Toda a vez que quisermos avançar, obstáculos, dificuldades, problemas e situações difíceis vão aparecer no nosso caminho”, compartilha.

Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb
Talvez você deva conversar com alguém, Lori Gottlieb
Livro Talvez você deva conversar com alguém, de Lori Gottlieb

Lori Gottlieb não é apenas escritora, mas também terapeuta, e seu trabalho combina duas histórias diferentes: o dela, enquanto paciente, e também enquanto terapeuta. Da parte de seus pacientes, a autora nos conta as histórias de quatro deles e traz relatos e perspectivas sobre diferentes momentos de suas vidas e as atitudes que tomam para não lidar com tópicos dolorosos demais. “Lori nos oferece um relato delicado, leve e comovente sobre a notoriedade de nossas perguntas e ansiedades”, diz Carol Celico.

Anotou as dicas? Mãos à obra!

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Últimas notícias