metropoles.com

Evento marca a abertura da BXB Brasília Design Week

A noite reuniu convidados no Museu de Arte. Com o festival, a capital passa a ser uma das 13 design weeks das Américas

atualizado

Deiviane Linhares/Metrópoles

A capital criativa do país torna-se palco de tendências e exposições mais uma vez. Com o tema Design Transforma, o BXB Brasília Design Week reuniu convidados para dar as boas-vindas ao evento na noite dessa quarta-feira (10/8), no Museu de Arte de Brasília (MAB).

Presente em 31 países, a exibição, disponível até 11 de setembro, traz costumes e expressões da capital federal, além de referências do modernismo e da economia criativa.

“Queremos mostrar a questão do design como experiência humana, desde o dia que nascemos até o dia em que morremos. Ele não está apenas na decoração, mas também na roupa, na embalagem e na existência como um todo”, diz Priscilla Monteiro, uma das idealizadoras da mostra, em entrevista à Coluna Claudia Meireles.

Priscilla Monteiro e Caetana Franarin

Com a realização do festival, Brasília entra para o circuito de design weeks das Américas. Mesmo com um grande desafio pela frente, Caetana Franarin, outra idealizadora do evento, revela a felicidade e a honra de organizar a mostra. “Hoje é uma noite de celebração. Estamos trazendo para a capital do país, patrimônio mundial pela UNESCO, uma exposição de design autoral, com peças de jovens e profissionais que estão há muito tempo no cenário. Estamos em festa!”, afirma.

Até o fim da BXB, o público poderá conferir a exposição de produtos, além de adquirir peças e participar de palestras, painéis e oficinas formativas. A seleção dos trabalhos contou com a curadoria de Wagner Coutinho, Faco Werneck e Danilo Vale.

Os curadores Wagner Coutinho, Faco Werneck e Danilo Vale

“Pensamos muito na questão de divulgar para as pessoas a importância do design na nossa sociedade. Queremos que todos percebam que tudo que elas usam ou utilizam tem as mãos de um profissional da área por trás”, revelou Werneck.

Danilo Vale, responsável pela parte de produtos, selecionou peças concebidas durante o surto da Covid-19. “É interessante o público ver que a pandemia influenciou na criação. Queremos mostrar um pouco dessa transformação que o design tem nas nossas vidas.”

Veja os detalhes:
Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
Publicidade do parceiro Metrópoles 6
Publicidade do parceiro Metrópoles 7
Publicidade do parceiro Metrópoles 8
0

Na parte gráfica, Wagner Coutinho escolheu artes com mensagens assertivas e novas sobre a capital contemporânea. “São 16 designers apresentando, nos pôsteres, os sentimentos e emoções de cada um em relação ao que mudou de Brasília desde Oscar Niemeyer e Lúcio Costa”, revela.

Rafaela Gravia

Rafaela Gravia, arquiteta e produtora de mobília em aço, é uma das expositoras da mostra. Para ela, a BXB é uma ótima oportunidade para os profissionais mostrarem suas habilidades. “Estar presente e participando desse evento, que mostra a cena de Brasília sendo construída com novos talentos e inovação, é algo incrível”, avalia.

Caetana Franarin, Priscilla Borges e Priscilla Monteiro

A noite foi marcada por quatro desfiles de designers autorais brasilienses e agradecimentos aos apoiadores. Entre os homenageados, estava o Metrópoles, que recebeu o reconhecimento pelas mãos da editora-executiva do portal, Priscilla Borges.

Confira os cliques da inauguração:

Priscilla Monteiro, Moema Leão e Caetana Franarin
Priscilla Borges, editora-executiva do Metrópoles, recebe homenagem em nome do portal
Presidente da Fecormércio no DF, José Aparecido, Meire Mota e o secretário de cultura, Bartolomeu Rodrigues
Cristiane Pimenta da Veiga, Caetana Franarin, Manuela Pimenta da Veiga e Paloma Pimenta da Veiga
Caetana Franarin, Cosete Ramos e Ivelise Longhi
Bertha Pellegrino e Janaína Portela
Marcelo Gonczarowska , Daniela Kniggendorf, Claudia Peralta e Amador Outerelo
Danilo Vale, Daniel Mangabeira, Hélio Albuquerque e Nina Coimbra
Presidente da Fecormércio no DF, José Aparecido, Moema Leão e o secretário de cultura, Bartolomeu Rodrigues
Atanagildo Brandolt, Paula Melo e Ester Braga
Janina Daher, Bertha Pellegrino e Cosete Ramos
Bernardo Rostand e Benigna Venâncio
Cristine Baena, Katia Ferreira, Patrícia Justino Vaz, Daniela Kniggendorf e Fernanda Gasque
Tiago Correia e Karine Lima
Maria Paula de Andrade Sato
Alessandra Sarquis, Luciano Aguiar, Marta Trindade e Juliana Fagg
Alessandra Sarquis, Luciana Aguiar, Marta Trindade e Juliana Fagg
Benigna Venâncio e Moema Leão
Marcos Mendes Manente, Elisa Mendes e Ana Catharina Marques
Angela Inácio, Bartolomeu Rodrigues, Sâmia Andrade e Beth Fernandes
Valéria Rosso, Benigna Venâncio e Tamia Venâncio
Rosângela, Rafaela, Geovanna e Vitor Gravia
Benigna Venâncio
Priscilla Monteiro, Bartolomeu Rodrigues e Caetana Franarin
Priscilla Monteiro, José Aparecido e Caetana Franarin
Vanessa Mendonça e o secretário de Turismo, William Almeida
Samuel Lamas e Rafaela Gravia
Caetana Franarin, Luciana Aguiar e Priscilla Monteiro
Caetana Franarin e Priscilla Monteiro cumprimentam Moema Leão, uma das organizadores da CASACOR Brasília
Caetana Franarin, Moema Leão e Priscilla Monteiro
Caetana Franarin, Katia Ferreira e Priscilla Monteiro
Danielle Alcântara de Azevedo, Sandro Azevedo e Karine Lima
Eduardo Lavocat e Rafaela Gravia
Bernardeth Martins e Suely de Paula
Vandira Peixoto
Isabel Lira, Fernando Demarchi e Fabiana Mendes
Wellington Marques e Tiago Correia
Valéria Rosso
Wagner Alves, David Borges e Aline Silpe
Vandira Peixoto e Claudia Peralta
Thiago Lucas, Henrique Eira, Henrique Meuren e Muriel Guedes
Maria Paula de Andrade Sato, Caetana Franarin e Priscilla Monteiro
Priscilla Monteiro e Caetana Franarin

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram






Quais assuntos você deseja receber?