Embaixada da Itália promove evento de degustação de vinhos
A quarta edição do Vini D’Italia – Salão do Vinho Italiano no Brasil passou pela curadoria da crítica enogastronômica Sueli Maestri
atualizado

O segundo dia do evento Vini D’Italia movimentou a Embaixada da Itália nessa quarta-feira (19/10). Na ocasião, foram apresentados mais de 200 rótulos produzidos por viticultores da Itália trazidos por 17 importadoras e distribuidoras nacionais. Os convidados puderam participar de uma harmonização com pratos típicos da gastronomia brasileira.
Com curadoria da crítica enogastronômica Sueli Maestri, a iniciativa visa fomentar o consumo do vinho italiano, reconhecido pela sua alta qualidade, como também promover um encontro enogastronômico e fortalecer as relações comerciais e de amizade entre a Itália e o Brasil.
Ver essa foto no Instagram
Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, o embaixador Francesco Azzarello falou da grandiosidade das relações entre ambos os países. “Eu digo que nós temos sangue em comum, pois há 32 milhões de brasileiros de origem italiana. É um relacionamento muito particular, de cooperação, sangue e amizade. Temos também uma comunidade brasileira de 50 a 100 mil vivendo na Itália. É uma joia!”, ressaltou.
Veja alguns detalhes:

Embaixada da Itália Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Foram disponibilizados mais de 200 rótulos de diversos estilos e cepas Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Espaço para degustação de vinhos Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Os rótulos vem de várias regiões da Itália Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Convidados degustam vinhos Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Pão de queijo Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Quejos Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Os vinhos foram harmonizados com pratos típicos da gastronomia brasileira Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles

Delícias Paulo Rogê/Imagem cedida ao Metrópoles
No momento da degustação, os convidados saborearam rótulos das principais regiões italianas, a exemplo de Piemonte, Vêneto, Puglia, Toscana, Umbria e Sicília. Segundo dados da Italian Trade Agency no Brasil (ITA), em termos de volume, em 2021, a Itália exportou para o Brasil 12,3 milhões de litros de vinho e, só no primeiro semestre de 2022, injetou 6 milhões de litros de vinho italiano no mercado brasileiro.
Confira os cliques do momento:



























Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.