metropoles.com

É preciso fracassar para obter sucesso? Especialista desvenda!

A psicoterapeuta e treinadora comportamental Carol Negreiros explica se é preciso “cair” para “se levantar”

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
Sucesso Metas Carol Negreiros
1 de 1 Sucesso Metas Carol Negreiros - Foto: Pexels

“Não me julgue pelos meus sucessos, julgue-me por quantas vezes eu caí e me levantei”. Essa famosa declaração, feita pelo vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993 Nelson Mandela, nos dá uma ideia inicial de que o fracasso pode ser uma importante chave para o sucesso. Não só ele, Zoe Saldana, atriz de Avatar, também revelou, certa vez, à Marie Claire britânica, que um de seus maiores motivadores é o fracasso — o desejo de provar que ela pode, e ela irá, a inspira a se tornar uma versão melhor de si mesma todos os dias.

Mandela e Saldana são apenas algumas das figuras públicas conhecidas mundialmente que frisaram a importância de “cair” para “se levantar”. Mas, afinal, como funciona a psicologia por trás dessa premissa?

Para a psicoterapeuta e treinadora comportamental Carol Negreiros, o fracasso é a desistência da superação da fase, bem como a desistência de aprender e se superar. “É o abandono do propósito”, opina ela. “Eu, particularmente, não acredito em falhas e erros. Acredito, verdadeiramente, em resultado. Quando não é possível obter o resultado planejado, significa que está na hora de realinhar a rota. Mas esse pensamento vai muito da ideia geral de erro e acerto, fracasso e sucesso, pois, no final das contas, é só para contar a história do herói, e não vou de acordo com essa linha de raciocínio”, pontua a profissional.

De acordo com a especialista, nós, seres humanos, aprendemos, sim, com situações que não dão certo ou não saem como o planejado, pois precisamos nos reinventar naquele momento — o que fortalece o ser humano por fazê-lo pensar de uma forma diferente, fora do padrão, avaliar resultados e refletir sobre seus comportamentos e maneiras de conseguir o desejado. “Mas nunca enxergando essa situação adversa como falha ou fracasso e, sim, como um percalço da vida que serviu para amadurecer principalmente as nossas escolhas, porque, no fim, elas são as únicas responsáveis pelas consequências que temos na vida”, afirma Carol.

fracasso - Metrópoles
A especialista não enxerga a situação adversa como falha ou fracasso

Assim como Zoe Saldana e muitas outras figuras internacionais, há quem “usufrua” da “falha” como uma “força” para alcançar o sucesso. Na percepção da psicoterapeuta, todo ser humano precisa de algo para se firmar e tomar novas decisões. A forma como ele lida com as decisões criadas em um momento que não o levaram ao resultado final esperado o faz acreditar ser um fracasso. No entanto, para ela, é apenas uma ressignificação de rota.

“E o acúmulo de situações como essas vão elevando nosso nível de consciência e, na medida que vamos vivendo, vamos fazendo escolhas mais assertivas e colhendo resultados positivos e esperados”

Carol Negreiros

É possível alcançar sucesso sem ter “falhado”? Quais estratégias facilitam esse processo?

Carol Negreiros reitera que não enxerga esse tipo de situação como sucesso ou fracasso, mas, sim, como uma decisão que levou o indivíduo ao resultado almejado no início e, por diversos processos como esse, ele vai construindo uma trajetória assertiva e conquistando os resultados esperados. Diante disso, uma estratégia compartilhada por ela é sempre estar atento às escolhas do hoje, pois elas estarão ligadas ao que irá receber amanhã.

“O ‘dar’ está diretamente ligado ao ‘receber’, e isso é uma lei divina. Portanto, o melhor que se pode fazer é estar disposto a plantar novas sementes diariamente ou a mesma em outro solo e de um outro jeito”, sugere a profissional.

sucesso felicidade
Para a psicoterapeuta, as escolhas do hoje estão ligadas ao que a pessoa receberá amanhã

Como identificar se devo continuar tentando ou desistir?

Segundo a treinadora comportamental, todo indivíduo inicia uma escolha com resultados a serem alcançados e, quando isso foge do que se é esperado, talvez seja necessário apenas mudar os resultados esperados ou fazer uma nova escolha. “Mas acho que esse processo tem que estar 100% relacionado com o seu propósito de vida!”, ressalta.

Quais são as diretrizes para alcançar o sucesso naquilo que tanto almejamos?

À pergunta, Carol recomenda entender que você é uma fonte de amor inesgotável que está colhendo aquilo que plantou e que, se quiser outra colheita, basta apenas plantar outro tipo de semente. “Mas faça isso sempre agradecendo o fruto que é possível colher hoje, aproveite-o, e comece a mudança imediatamente, porque quem planta vento, colhe tempestade”, argumenta.

Logo, a especialista frisa o quanto é importante prestar atenção na semente que está em nossas mãos, no terreno em que pretendemos plantá-la, na alegria e no método em que iremos cultivá-la.

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações