metropoles.com

Confira 5 destinos difíceis de chegar, mas que valem a visita

Especialista compartilha 5 lugares pelo mundo (incluindo o Brasil) de difícil logística, mas que vale a pena conhecer

atualizado

Compartilhar notícia

Pexels
pexels-leah-kelley-3935702
1 de 1 pexels-leah-kelley-3935702 - Foto: Pexels

Alguns lugares pelo mundo conhecidos por suas belezas naturais ou pela capacidade de proporcionar aventuras inesquecíveis contam com uma logística prática e de fácil execução. Outros, no entanto, requerem muito tempo, deslocamentos, contatos com agentes locais ou um pouco mais de expertise para organizar um roteiro viável. O fato é que destinos “não tão simples” de chegar merecem, sim, a visita!

Quem defende isso é Renata Guedes, fundadora da Single Trips, uma agência de viagens especializada em pessoas solteiras. Para ela, as dificuldades que muitos turistas encontram ao precisar escolher para onde vão desembarcar, reservar as passagens e hospedagem — e até definir quais serão as atrações do itinerário — são grandes motivos de desistência, ou, no melhor dos casos, na troca do destino.

Confira, a seguir, cinco destinos de difícil logística, mas que merecem ser conhecidos, segundo a especialista:

1 – Rota das Emoções

ROTA DAS EMOCOES
Lençóis Maranhenses

A Rota das Emoções é um passeio inesquecível pelo Nordeste brasileiro que abrange três estados: Ceará, Piauí e Maranhão. O roteiro dispensa qualquer apresentação: seus cenários mudam naturalmente e as transformações fascinam os turistas do Brasil e do mundo.

Conforme a Coluna Claudia Meireles divulgou anteriormente, a Rota das Emoções compreende 500 quilômetros de estradas, sendo que não há um início específico. Com um mapa em mãos, o turista pode fazer o próprio itinerário levando em conta as preferências.

O trajeto compreende, em tese, 14 cidades fixadas no litoral do Ceará, Piauí e Maranhão. Considerado um destino completo, vale deixar claro que o percurso combina paisagens inesquecíveis, atrações culturais e o melhor da gastronomia nordestina.

Leia: Conheça a Rota das Emoções e Atins, oásis escondido e com belas praias.

Foto colorida de pôr do sol, dunas, rio e cabana montada com mesa e cadeira - Metrópoles
Belezas de Atins
Foto colorida de mulher praticando kitesurf - Metrópoles
Praia do Preá é ideal para a prática de kitesurf

2 – Turquia

Bandeira da Turquia na frente palácio em Instambul - Metrópoles
Bandeira da Turquia na parte de trás do barco no Bósforo e Mesquita na encosta logo acima

País que liga o Ocidente e o Oriente, a Turquia é uma experiência rica em paisagens insólitas, receitas centenárias e balões flutuando pelo céu. Devido à localização, a região mantém conexões culturais com os antigos impérios grego, persa, romano, bizantino e otomano.

Um roteiro que reúne grande parte das belezas turcas é Istambul e Capadócia. A primeira, situada entre mesquitas imponentes, no Estreito de Bósforo, abriga a famosa Basílica de Santa Sofia, com sua cúpula elevada e seus mosaicos cristãos. A região ainda hospeda a enorme Mesquita Azul, do século XVII, e o Palácio de Topkapi, datado aproximadamente de 1460, que é uma antiga residência de sultões.

Istambul, capital da Turquia

Já a região da Capadócia, na parte asiática do país, atrai milhões de turistas em razão das formações geológicas pitorescas, passeios de balão, vilas subterrâneas e por ser o local de nascimento de São Jorge.

Capadócia
Capadócia

3 – Alter do Chão

Alter do Chão - Rio Tapajós
Alter do Chão – Rio Tapajós

Um dos cantinhos mais espetaculares do Brasil é a região de Alter do Chão, no Pará. No afluente do Rio Tapajós, fica uma das praias mais espetaculares e calmas da região. Ela é imperdível em qualquer visita ao destino!

A vila faz parte do município de Santarém, no Pará, onde mais de 6 mil habitantes residem. Ela está localizada a 1.350 km da capital Belém, e distante apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), a porta de entrada principal para quem pretende chegar de avião.

“Alter do Chão é uma autêntica e verdadeira praia de água doce! Brinda os viajantes com praias que assombram pela beleza, oferecendo a Ilha do Amor, o Lago Verde, a Floresta Amazônica e o rio Tapajós com sua cor verde-azulada, muito cristalina”, diz Renata Guedes.

Alter do Chão - Amazônia
Alter do Chão – Amazônia

4 – Serra da Capivara

Baixão da Esperança, no Parque Nacional Serra da Capivara
Baixão da Esperança, no Parque Nacional Serra da Capivara

Segundo a especialista em viagens, a Serra da Capivara é o roteiro ideal para quem ama experiências diferenciadas. O Parque Nacional da Capivara foge de tudo que é comum. A paisagem é repleta de cânions, baixões e serras que mostram a força da natureza.

O desfiladeiro da Capivara e os principais sítios arqueológicos (Baixão da Vaca, Tocas da entrada do Pajaú e Pajaú) possuem figuras rupestres caracterizadas com grafismos reconhecíveis e grafismos puros, os quais não podem ser identificados, escritos nas rochas há milhares de anos.

Circuito do Baixão das Andorinhas, no Parque Nacional Serra da Capivara-PI
Circuito do Baixão das Andorinhas, no Parque Nacional Serra da Capivara-PI

5 – Islândia

Pessoa observa aurora boreal azulada na Islândia - Metrópoles
Aurora boreal na Islândia

Repleta de belezas naturais, a Islândia é um verdadeiro espetáculo que surge bem diante dos olhos. Renata explica que a viagem proporciona aos turistas o deslumbramento de vários gêiseres, a famosa cascata dourada Gullfoss, assim como as areias negras de Mýrdalssandur, o lindo campo de lava de Eldhraun e as imensas e memoráveis planícies de Skeidarársandur, além de outras atrações.

Cachoeira Seljalandsfoss, ao pôr do sol, na Islândia

Para saber mais, siga o perfil da coluna no Instagram.

Compartilhar notícia