Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Andreza Matais

Partidos de esquerda no Brasil se unem em apoio a Maduro

PCdoB, PSol e PT emitiram notas de apoio a Nicolás Maduro, classificando sua captura como "sequestro"

04/01/2026 15:00, atualizado 04/01/2026 16:12
Jesus Vargas/Getty Images
Imagem colorida mostra Nicolás Maduro - Metrópoles

Ligada ao PCdoB, a Fundação Grabois divulgou, no sábado (3/1), uma nota de solidariedade a Nicolás Maduro após o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, que resultou na prisão do líder chavista.

No texto, a fundação se refere a Maduro como “presidente” da Venezuela e classifica a ação americana como uma “agressão armada imperial-colonial” e um “atentado terrorista de Estado”.

A nota é assinada pelo presidente da entidade, Walter Sorrentino, e segue o tom de manifestações de outros partidos de esquerda.

No mesmo dia, o PSol pediu a “libertação” de Maduro e de sua esposa, Cilia Flores, e defendeu a integração latino-americana contra a ofensiva dos Estados Unidos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O PT também condenou a operação americana, classificou a prisão de Maduro como sequestro, e afirmou que se trata da mais grave agressão internacional na América do Sul no século XXI.

Na madrugada de sábado, os Estados Unidos atacaram a Venezuela, capturaram Maduro e o transferiram para Nova York, onde ele será julgado sob acusação de narcoterrorismo.