Andreza Matais

Gleisi acusou Moraes de perseguir a democracia e adversários; vídeo

“Fico espantada como as pessoas se adequam rapidamente às conjunturas que lhe interessam”, disse a ministra na sabatina de Moraes

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Gleisi Hoffmann elogia estatais fora do programa de privatização pt
1 de 1 Gleisi Hoffmann elogia estatais fora do programa de privatização pt - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

A relação de lua de mel do PT com o ministro Alexandre de Moraes é uma novidade. O partido foi contra sua nomeação para o Supremo Tribunal Federal em 2017 e expôs críticas durante a sabatina e em nota oficial.

Na época, a hoje ministra Gleisi Hoffmann (PT-PR) afirmou que Moraes era uma ameaça à democracia no Brasil e o acusou de perseguir opositores.

“O indicado (Moraes) é um militante partidário convicto, aliás, com posicionamentos externados, e filiado (ao PSDB). Nós temos posicionamentos até de perseguição política por parte do indicado (Moraes) em relação ao PT”, disse a então senadora  durante o processo de sabatina. “Reiteramos aqui a preocupação com seus posicionamentos no Supremo, especialmente em relação à democracia”, prosseguiu.

Moraes não respondeu diretamente a esses ataques da ministra. Ele foi indicado pelo então presidente Michel Temer, de quem foi ministro da Justiça.

Oito anos depois, Gleisi mudou totalmente sua posição e hoje milita em apoio ao ministro – alvo de sanções do governo Donald Trump acusado de perseguir políticos de direita, em especial o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Na sabatina, a então senadora criticou o finado PSDB por mudar de posição de acordo com a conveniência política – os tucanos condenaram Edson Fachin por posições políticas à esquerda, mas pouparam Moraes:

“Eu fico espantada como as pessoas se adequam rapidamente às conjunturas que lhes interessam.”

E ironizou:

“Será que, mais uma vez, teremos na República alguém pedindo para esquecermos o que escreveu?

Leia o discurso da então senadora:

É extremamente preocupante. Não é possível que a gente tenha um ministro do Supremo com vinculação e compromissos partidários. Essa frase é do senador Aécio Neves em 2015, durante a sabatina de Fachin na CCJ.

Eu fico espantada com a forma como as pessoas se adequam rapidamente às conjunturas que lhes interessam. Acabou-se de discursar sobre a necessidade de respeitar os posicionamentos políticos dos indicados ao STF.

Os que foram leões contra Fachin hoje estão aqui, mansos, diante de uma sabatina em que o nosso indicado é um militante partidário convicto — aliás, com posicionamentos externados, além de filiado a partido político. Nós temos registros de perseguição política por parte do indicado em relação ao PT, bem como manifestações públicas de apoio ao impeachment da presidenta Dilma.

Vivemos tempos sombrios. É indiscutível que o país atravessa uma séria e profunda crise política e institucional, que impõe grandes desafios à nossa golpeada democracia. Por isso, o incômodo e o temor em relação à sua indicação.

O senhor disse que se considera imparcial e que irá se guiar pela Constituição. A que o senhor atribui manifestações tão contundentes contrárias à sua indicação, como as que estamos presenciando? Há muita indignação por parte da opinião pública. Não vimos isso em outras indicações para o Supremo.

O abaixo-assinado do 11 de Agosto, por exemplo, reuniu 278 assinaturas contrárias à sua indicação.

Reiteramos aqui a preocupação com seus posicionamentos no Supremo, especialmente em relação à democracia e ao respeito aos movimentos sociais.

O senador Requião — digno de ser ouvido — relatou que contratou um especialista jurídico para orientá-lo sobre apoiar ou não sua candidatura ao Supremo. Segundo ele, o especialista afirmou: se Alexandre de Moraes fosse senador, ele não votaria no indicado Alexandre de Moraes.

Será que, mais uma vez, teremos na República alguém pedindo para esquecermos o que escreveu?

 

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?