LGBT e punk: conheça o Rebel Veggie Bar, espaço alternativo no Guará

O local foi criado por duas empresárias para unir minorias e rock underground. Cardápio é 100% vegano e mexicano

DivulgaçãoDivulgação

atualizado 09/07/2019 9:36

Férias são uma ótima época para descobrir a sua própria cidade e experimentar coisas novas. Eu tenho uma dica super diferente. Já conhece o Rebel Veggie Bar? É um rock bar LGBT e antifacista de comidas mexicanas e veganas no Guará I, em Brasília.

Achou muito complexa a formação? Então, vamos por partes. O local foi criado em fevereiro deste ano e é administrado pelas antifas e LGBTs Ellen Knup e Ste Monteiro. Seu objetivo – declarado em alto e bom som – é unir as minorias e gerar resistência. E o que não falta é causa abraçada pelo empreendimento.

Além das pautas de sexualidade e gênero, de política antifacista, do movimento preto e subculturas urbanas, ainda é pela liberação dos animais. Por isso, apresenta um cardápio 100% mexicano vegano com ceviche de coco, tacos de jaca e margaritas de frutas.

Outra cultura abraçada pelo Rebel Veggie é o do rock underground. Um local onde rolam eventos temáticos que “embalam o ativismo e é possível reunir góticos, punks e drag queens para troca de ideias”, como afirmam as sócias. Além disso, elas investem em um bar diversificado, cujo menu agrega até mesmo opções para “straight edges” (militantes contra consumo de álcool e drogas, geralmente pertencentes à vertente musical hardcore).

Às vezes, a gente esquece que Brasília foi um importante expoente do movimento punk rock no país e que, no underground, essa cultura se encontrava com os LGBTs. Assim como a causa dos animais que, na figura de Herbert Daniel, teve sua principal figura e ganhou até a alcunha de “bicha verde”, a qual ele abraçou com todo o carinho.

Para quem ficou com vontade de conhecer, o Rebel Veggie Bar fica na QI 10, Bloco A, Loja 2, no Guará I. Inclusive, estão precisando de cozinheira(o), preferencialmente trans e/ou preta(o).

Agenda especial

No dia 13 de julho, às 9h, um dia antes da Parada do Orgulho LGBT de Brasília, vai rolar o 3º Orgulho Pet. Ele acontecerá atrás do Cine Brasília, na 106/107 sul, com concurso de fantasia valendo prêmios. Por isso, vista seu pet de arco-íris e vamos desfilar. E no dia 14, em frente ao Congresso Nacional!

SOBRE O AUTOR
Ítalo Damasceno

Formado em direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Escreveu sobre cultura em portais do Distrito Federal. É roteirista e já fez curso com o novelista Aguinaldo Silva. Recebeu o prêmio Beijo Livre de Direitos Humanos LGBT 2017 na categoria Mídia, pela coluna Vozes LGBT.

Últimas notícias