metropoles.com

13 dicas para se tornar um conhecedor de vinho Beaujolais Nouveau

Trata-se de um vinho francês fácil de beber, leve, muito fresco e saboroso e sem muita complexidade

atualizado

Compartilhar notícia

Foto: Pixabay
wine-624307_1280
1 de 1 wine-624307_1280 - Foto: Foto: Pixabay

Nice, França, novembro, de um ano do início desta década – Caminhando pelas ruas podia observar, nas vitrines das lojas, cartazes antecipando que algo ocorreria na próxima quinta-feira, a terceira do mês de novembro. Na véspera, quarta-feira, na televisão, o Jornal Nacional local mostrava os aviões decolando com garrafas de vinho para todas as partes do mundo. E, quando deu o primeiro minuto desta quinta-feira, todos os cartazes das lojas foram trocados por um praticamente igual para todas que anunciava;

LE BEAUJOLAIS NOUVEAU EST ARRIVÉ!

Foto: Reprodução

Estava com Madame E., minha companheira de vida, e entramos em um loja de bebidas que oferecia uma degustação do vinho Beaujolais Nouveau recém chegado. Em uma daquelas conexões, que apenas o vinho permite, o casal de proprietários, que só falava francês, conseguiu captar que eu era um sommelier de um exótico país das Américas. A partir daí tivemos de experimentar diversas marcas do vinho além de degustar uns tira-gostos locais.

Na loja seguinte eu já sabia a senha – sommelier du Brésil, pays de samba et de carnaval. Pronto, logo eram abertos sorrisos e garrafas e mais comidinhas. E fomos assim ao longo da avenida, no encalço do restaurante em que planejávamos almoçar.

Mas esta avenida tinha degustação de Beaujolais Noveau em ambas as calçadas. O restaurante parecia ficar cada vez mais distante. Mas, conseguimos chegar. Agora eu espero que reconheçam nossa inocência, em frente ao restaurante tinha uma barraquinha oferecendo uma degustação. Alguém advinha de que? Uma dica, começa com Beauj….. Esta última dose foi fatal! Desistimos do almoço e voltamos para o hotel para dormir. Mas retornamos por uma rua sem lojas, bares ou restaurantes.

Foto: Reprodução

INFORMAÇÕES SOBRE O BEAUJOLAIS NOVEAU

1. Gamay (Gamay Noir à Jus Blanc) é a única uva permitida para o Beaujolais Nouveau. Não podem ser utilizadas uvas cultivadas nos 10 crus do Beaujolais – são permitidas apenas uvas provenientes das denominações de Beaujolais e Beaujolais-Villages.

2. Todas as uvas da região de Beaujolais devem ser colhidas à mão. Estes são os únicos vinhedos, além da Champagne, onde a colheita manual é obrigatória.

3. A região de Beaujolais fica ao norte da terceira maior cidade da França, Lyon.

4. O lançamento do Beaujolais Noveau se tornou um evento de proporções internacionais, com dia e hora certa: à meia-noite e um minuto da terceira quinta-feira de novembro, quando é lançado simultaneamente no mundo todo. Na França, a distribuição das garrafas é marcada por festas, fogos de artifício e outras festividades. Inicialmente, o dia para o lançamento das garrafas era 15 de novembro, mas isso foi alterado em 1985.

Foto: Reprodução

5. Existem mais de cem festivais relacionados ao Beaujolais Nouveau na região do Beaujolais. O festival mais famoso, Les Sarmentelles, é realizado em Beaujeu, a capital da região. O vencedor do concurso anual de degustação ganha seu peso em vinho.

6. O Beaujolais Noveau pertence a uma categoria de vinhos denominada vins primeurs, ou seja, qualquer vinho vendido no mesmo ano da safra, pouco depois de terminar a fermentação.

7. O vinho é elaborado por um processo de vinificação chamado maceração carbônica – também conhecido como fermentação de bagas inteiras. O enólogo Douglas Chamon, de Bento Gonçalves-RS, nos explica que os cachos de uva são colocados em grandes tanques de aço inox selados, onde é injetado gás carbônico. O CO2 passa através da pele das uvas e induz a uma fermentação em nível intracelular, dentro de cada bago. Assim parte do açúcar de dentro dos bagos é transformado em álcool sem a necessidade de leveduras. E este ambiente sem a presença de oxigênio e sem a maceração das cascas, resulta em pouca extração de taninos e maior ênfase nos aromas frutados da uva. O vinho produzido é logo engarrafado, sem passar por nenhum tipo de “estágio” ou envelhecimento.

Foto: Reprodução

8. O Beaujolais Nouveau deve ser bebido jovem, não é para ser guardado, pois é um vinho que não dura muito. Seu consumo deve ocorrer até maio do ano seguinte. E para que esteja sempre em boas condições, sua venda para os comerciantes é proibida a partir de agosto do ano seguinte.

9. É um vinho fácil de beber, leve, muito fresco e saboroso, relativamente simples e sem muita complexidade. Bastante frutado e agradável ao paladar, com taninos pouco agressivos. Com aromas de banana, tutti-frutti e frutas vermelhas – como cassis, cereja, amoras e framboesas.

10. Talvez seja o mais próximo que um vinho tinto pode chegar de um branco em termos de frescor, tanto que ele é melhor apreciado em temperatura mais baixa do que a recomendada para os tintos convencionais. Deve ser servido levemente fresco, entre 13º C e 14º C – assim o vinho fica mais refrescante e seus frutos ficam mais aparentes do que se você o servir mais quente.

Foto: Reprodução

11. Harmoniza com queijos, carnes salgadas, frutos do mar e aves com ervas. Além de aperitivos, frios, saladas e pratos leves.

12. Mais da metade da produção vinho é consumida na França, mas outros grandes mercados incluem o Japão e a Alemanha. Nos EUA é classificado como a bebida do Thanksgiving (o “Dia de Ação de Graças”, um dos mais importantes feriados americanos) que sempre cai exatamente uma semana após o lançamento do vinho, na 4ª quinta-feira de novembro, uma vez que a harmonização com peru (o prato típico da data) é considerada perfeita.

13. Não aceite comentários dizendo que não gostaram porque ele é um vinho leve e frutado, ou pior, porque tem aroma de banana. Estas são características básicas e comuns a todos os Beaujolais Nouveau. É o mesmo que dizer que não gostou de um espumante porque tem espuma e bolhas. Pode não gostar, mas não pode dizer que não sabia que ele era assim.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?